Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jovens aprendizes do SENAI de Criciúma participam de competição regional de inovação

Grand Prix de Inovação teve início nesta quarta-feira com a final sendo realizada na sexta, dia 23 de junho
Por Redação Criciúma, SC, 22/06/2023 - 16:54 Atualizado em 22/06/2023 - 16:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma corrida aberta onde o principal objetivo é trazer soluções inovadoras para os desafios reais da indústria, O Grand Prix de Inovação do SENAI Criciúma teve início nessa quarta-feira, dia 21 e segue até esta sexta-feira, dia 23, desafiando os jovens aprendizes do SENAI a encarar o desafio voltados à temática do setor têxtil. A tarefa que foi apresentada aos alunos na manhã desta quarta-feira teve como tema “Como uma empresa de confecção pode gerir ou tratar eficientemente seus resíduos têxteis, afim de minimizar o impacto ambiental e promover a sustentabilidade, considerando as diretrizes do ESG?”.

O Grand Prix é uma corrida aberta com duração de 20 horas, em que equipes chamadas de escuderias criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para desafios reais da indústria. O diferencial deste ano é que foi feita uma seletiva entre os 600 jovens que estão matriculados nos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI de Criciúma. Com isso, foram classificadas as seis melhores entregas a fim de que essas escuderias participassem do Grand Prix Regional. São seis escuderias, com cinco participantes cada, totalizando 30 aprendizes participando do evento”, enaltece a supervisora dos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI de Criciúma, Ketlin Goulart de Medeiros.

Estão participando da iniciativa os cursos de Aprendizagem Industrial de Mecânico Industrial das empresas Librelato e Carbonífera Metropolitana, Aprendizagem Industrial de Pedreiro de Edificações da empresa Construtora Fontana e Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Librelato, Vanelise, SESI e La Moda.

Etapas do processo

O evento é dividido em três momentos. O primeiro dia consiste em um processo de imersão com um especialista técnico da área. Este ano será a Cibele Mezzari, coordenadora de sustentabilidade da La Moda e visita in loco, na própria empresa.

No segundo dia haverá a cocriação e prototipação e, por fim, na sexta-feira, a apresentação para uma banca de juris especialistas.

A La Moda é uma das indústrias referências do segmento têxtil da região Sul e possui na sua essência uma preocupação quantos as questões sociais e ambientais. Esses pontos alinhados a parceria já existente entre empresa e SENAI fizeram com que convidássemos a empresa para atuar como mentora do evento, apoiando às equipes com orientações técnicas. Lembrando que a dor abordada não é apenas da La Moda, e sim algo latente para as demais indústrias da região”, explica Ketlin.

De acordo com a supervisora, o propósito do SENAI enquanto instituição de ensino é ‘elevar o Programa de Aprendizagem Industrial para além do cumprimento da cota, tornando-se uma importante estratégia para diminuir o apagão de mão de obra qualificada nas indústrias de SC’.

“Para isso alinhamos nossa metodologia de ‘aprender na prática’ com situações reais das industrias e instigamos nossos jovens aprendizes a pensar além da sala de aula, a se desafiarem e perceberem que são capazes. São atividades e desafios como estes que promovem criatividade, empreendedorismo, inovação e colaboram com o desenvolvimento técnico e socioemocional da nova geração”, aponta.

O evento de encerramento do Grand Prix será no dia 23 de junho, a partir das 19h, no auditório do SENAI Criciúma onde a banca de especialistas irá avaliar os trabalhos apresentados e as soluções criadas pelos grupos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito