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Eleições 2022

Jorge Boeira: "Privatizar água não tem negociação"

Candidato concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (31); confira na íntegra

Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 31/08/2022 - 11:27 Atualizado em 31/08/2022 - 11:40
Foto: Lucas Sabino/Especial 4oito
Foto: Lucas Sabino/Especial 4oito

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Obras fundamentais, privatizações e economia. Esses foram alguns dos principais temas abordados com o candidato ao Governo de Santa Catarina, Jorge Boeira (PDT), na manhã desta quarta-feira (31), na Rádio Som Maior. O político foi o segundo convidado da série de entrevistas mediada pelos jornalistas Adelor Lessa e Upiara Boschi.

Além do FM 100,7, a transmissão ocorreu simultaneamente no YouTube do Portal 4oito. Assista abaixo:

Você também pode ouvir o bate-papo completo com Jorge Boeira:

Privatizações 

A possibilidade de privatizar estatais, como Casan e Celesc, também foi um dos temas abordados na conversa. O candidato afirma ser totalmente contra a proposta. "A água é um bem público, necessário à vida das pessoas. Privatizar a água não tem negociação", enfatiza. 

Além disso, Boeira cita como exemplo os serviços de telecomunicações. "Temos visto na telefonia, inclusive, quando foi privatizado, há locais mais remotos que não tem acesso. É, possivelmente, o que vai acontecer se nos privatizarmos a água", explica. "Energia e água são questões centrais do Estado. Evidentemente, não há problema em privatizar outros setores e discutir parcerias público-privadas", completa. 

Infraestrutura

Para o desenvolvimento econômico do estado, Boeira acredita que duplicar a SC-470 e revitalizar a BR-282, são ações essenciais. Isso porque, na visão do candidato, é o caminho para trazer os produtos do Oeste catarinense aos portos do litoral. "Muitas pessoas acham que a Ferrovia [do Frango] é a solução como um todo. Eu tenho conversado com especialistas e eles entendem que ela vai reduzir o custo, no máximo, em 30%, enquanto o caminhão tem muito mais agilidade. Vai buscar o produto na fábrica e entrega na porta do navio", comenta. 

Ainda, sobre transporte de ferro, o candidato citou a Ferrovia Litorânea. "Eu, enquanto deputado, consegui colocar no orçamento da União R$ 22 milhões para executar o projeto, que está pronto, mas tem uma dificuldade de ultrapassar o Morro dos Cavalos por conta da Reserva Indígena. Não tem andado por causa disso", ressalta. 

Além da importância econômica, o transporte também tem sua relevância para o turismo. "Neste momento, a Ferrovia Litorânea não é mais para transporte de cargas, serve também para passageiros. Principalmente, na região Norte, onde há um fluxo maior de visitantes na alta temporada. Portanto, poderiam fazer todo o percurso de trem até como um bonito passeio", avalia.

Campanha eleitoral 

Para Boeira, este ainda é um momento em que o eleitor está analisando os candidatos. "Nós estamos fazendo uma campanha com muita tranquilidade, serenidade e sem nenhum desespero de causa. Estamos levando uma história de vida e experiência tanto na iniciativa privada quanto empreendedor, e 16 anos, ou seja, quatro mandatos enquanto deputado federal", analisa.

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