Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jogos ensinam crianças da importância de economizar energia elétrica

Projeto Educação para Eficiência Energética da Cersul é realizado em parceria com a Satc
Por Redação Criciúma, SC, 18/01/2019 - 19:48

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Importante do ponto de vista ambiental, social e econômico, a eficiência energética ainda é pouco explorada para o público dos ensinos fundamental I e II, uma vez que não faz parte do currículo escolar das ciências da natureza, de maneira específica. A necessidade de compreender o impacto do uso racional de energia elétrica no seu cotidiano, colabora para a formação de senso crítico, e abre caminho para a imersão nos setores profissionais envolvidos nesta área do conhecimento

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo e é por meio dela que a aprendizagem se constitui. As crianças são multiplicadoras de conhecimento e levam para casa tudo que aprendem na escola. Pensando nisso, professores da Satc criaram atividades e jogos divertidos visando ensinar os pequenos sobre a importância do consumo consciente de energia em suas residências.

O projeto Educação para Eficiência da Cersul e em parceria com a Satc conta com a Casa Eficiente, construída em um contêiner. São realizadas atividades que abordam maneiras de economizar energia com pequenas ações no cotidiano em uma linguagem divertida e acessível aos estudantes. A iniciativa tem o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Os professores da Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc, Everlise Maestrelli e, Davi Gonçalves desenvolveram os jogos para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das cidades participantes da iniciativa. "Desenvolvemos o tabuleiro em formato de tapete, assim as crianças são os próprios 'peões' enquanto os outros colegas jogam o dado contendo as informações sobre eficiência energética", explica Everlise.

Com esse formato de atividade, os estudantes podem passear e pisar pelas casas dos jogos participando de uma forma ativa e assim a aula fica mais dinâmica, atrativa e recreativa. "Como alguns alunos não sabem ler nem escrever no fundamental I, os dados continham figuras de atitudes boas e atitudes ruins relacionadas ao consumo de energia. De acordo com a figura do dado, o representante de cada equipe avançava se era algo bom, ou permanecia no mesmo lugar caso a atitude fosse ruim", descreve a professora.

Pensando no fundamental II, a dinâmica se diferencia em alguns aspectos, porém, o propósito é o mesmo, educação e conscientização. Os professores envolvidos nas atividades seguiram às orientações dos livros do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) que contemplam os conteúdos com uma linguagem adequado às faixas etárias atingidas. "Somado a didática da Procel, com a experiência educacional de todos e a vivência técnica da equipe na temática por formação, facilitou muito na construção das atividades educacionais", salienta o professor da Faculdade Satc, Anderson Diogo Spacek.

A professora Gabriela Roque, criou a história "A lição da geladeira" com figuras em palito que retratam uma família que desperdiça energia. À noite os equipamentos elétricos da casa ganham vida e reclamam de cansaço. Essa é uma maneira de mostrar aos alunos que a economia é necessária.

Conforme o coordenador do projeto, João Mota, as professoras das escolas participantes e até mesmo alguns pais já relatavam que os filhos viraram 'fiscais' do consumo de energia elétrica em casa. "Nosso principal objetivo era esse, de que os alunos aprendessem de forma divertida, que levassem esse conhecimento para além do ambiente escolar e que isso se tornasse rotina na vida deles. Além disso, teremos futuros adultos mais conscientes", frisa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito