Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jogador cubano de vôlei explica como fugiu do país

Casado com uma içarense, atleta foi campeão da Liga Mundial e desertou da seleção em 2001
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 12/07/2018 - 14:10 Atualizado em 12/07/2018 - 14:19
(foto: Mano Dal Ponte)
(foto: Mano Dal Ponte)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Jogador profissional de voleibol, o cubano Ángel Dennis desertou de sua seleção em 2001. Antes, venceu diversos títulos, incluindo a Liga Mundial de 1998. Ele esteve no Programa do Avesso, onde falou sobre o seu país, carreira e a história dessa fuga. Segundo o atleta, Fidel Castro sempre buscava apoiar o esporte, de seu modo.

"O sistema nosso é diferente, lá é o socialismo. O Governo da tudo de graça, todo mundo pode ser o que quiser, isso é muito positivo, até mesmo na medicina. Só que depois que viramos profissionais, o Governo não deixa a gente sair", explicou.

Foto: Luana Mazzuchello


Segundo ele, a internet está chegando agora a Cuba, sendo que existe conexão apenas em praças. Diz ainda que a cultura cubana é parecida com a brasileira, incluindo a culinária. Dennis foi rival de jogadores como Giba e Ricardinho, e pensa ainda que morar no Brasil é melhor.

Ángel Dennis abandonou a seleção durante um torneio disputado na Bélgica. Com a ajuda de um jogador espanhol, deixou o hotel e partiu rumo a Itália, onde buscou asilo político. Já estabilizado na Europa, levou dois anos para voltar a jogar, já que precisava de alguns documentos e autorizações.

“Quando cheguei lá fizemos dois contratos, um para se eu jogasse e um para se eu não jogasse. Ganhei carro e casa, mas pensava que ficaria alguns meses sem jogar, não dois anos”, recordou. Anos depois, conseguiu levar sua família também para a Itália.

Foto: Luana Mazzuchello


O atleta é casado com uma içarense, que conheceu em Buenos Aires. “Içara é minha casa, conheci muito lugares do mundo, mas encontrei ali um amor", disse. Aos 41 anos, atualmente é jogador do Sporting, de Portugal, clube que recentemente renovou o contrato.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito