O jardineiro acusado de assassinar Janete Casagrande Favaro, de 66 anos, dentro da casa da vítima, será julgado nesta quinta-feira (21) no Fórum de Criciúma, a partir das 9h. O crime ocorreu em dezembro de 2023 e será julgado pelo Tribunal de Justiça, na 1ª Vara Criminal.
Segundo o promotor de justiça, Fernando Menezes, a expectativa é positiva e a espera é que o juri aconteça normalmente. “Temos boas provas, o réu já confessou o crime e apesar de afirmar ser legitima defesa, acreditamos que a prova está bem boa ao nosso favor”, fala.
O promotor ainda afirma que o objetivo é conseguir a condenação do crime com uma qualificadora e uma causa de aumento de pena. “Estamos trabalhando com a qualificadora sobre a questão que a vítima não teve chances de se defender e o fato de ela ter mais de 60 anos”, explica. “Vamos trabalhar em cima da pena de 16 a 20 anos a depender do entendimento do juiz”, completa.
Para o assistente de acusação, Lucas Ugioni Urbano, este julgamento é sobre dar voz à família da vítima. “Estamos esperando, acima de tudo, que a justiça seja feita. Queremos que a verdade prevaleça e que quem causou essa dor seja devidamente responsabilizado e para isso não mediremos esforços”, fala.
Já o advogado de defesa do acusado, Caio Serafim relata que o julgamento é um importante momento para esclarecer os fatos. “Estamos trabalhando a confissão do réu, pois existem questões importantes que precisam ser esclarecidas no plenário”, contextualiza.
Além disso, Serafim relata que todo o processo vai ser conduzido com atuação de lealdade processual e respeito. “Por questões estratégicas, vamos manter em sigilo a nossa ação de defesa”, finaliza.
O caso
De acordo com as investigações da Polícia Civil, o homem de 37 anos, trabalhava na residência da idosa e desferiu ao menos quatro golpes na região da sua cabeça com um cabo de picareta, causando traumatismo cranioncefálico. No momento do crime, a filha da vítima trabalhava em um dos cômodos da casa. Um pouco depois, ela percebeu um vulto dentro de residência e ao olhar pela janela, viu um homem de camiseta verde correndo. Imediatamente fechou a casa e ligou para aos familiares.
Saiba mais sobre o caso AQUI.
Protesto “Clamamos por Justiça”
Nesta quinta-feira (21), a partir das 8h15, vai acontecer um protesto em frente ao Fórum. O objetivo da ação é mostrar união dos amigos e familiares da vítima no julgamento. “Queremos ter a certeza que a justiça será feita, que o assassino pague por muitos anos na cadeia e mostrar que estamos lutando por ela”, afirma o filho de Janete, Cássio Casagrande Favaro. “Para o protesto vamos reunir pelo menos umas 30 pessoas, mas para o plenário acredito que passe de 70 pessoas”, finaliza.