Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Itália, Jorginho & Cia fora da Copa do Mundo

Já são 19 seleções classificadas, mais 10 carimbarão o passaporte até semana que vem para o Catar. Confira como estão as Eliminatórias
Por Denis Luciano Palermo, ITA, 24/03/2022 - 20:23 Atualizado em 25/03/2022 - 01:02
E a Itália não vai à Copa, de novo
E a Itália não vai à Copa, de novo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A quinta-feira (24) foi de decepção para os italianos no Sul de Santa Catarina e mundo afora. No que está sendo chamado de "Tragédia em Palermo" a Itália perdeu por 1 a 0 para a Macedônia do Norte e está fora da Copa do Mundo de 2022. Assim como aconteceu em 2018, quando não conseguiu vaga no Mundial da Rússia, a Azurra estará ausente da Copa do Catar, em novembro.

O jogo valia pela semifinal da repescagem europeia. Como vencedora, a Macedônia do Norte enfrentará Portugal na decisão de uma vaga no Catar. Os portugueses, também nesta quinta, derrotaram a Turquia por 3 a 1. O gol da derrota da Itália foi marcado aos 47 minutos do segundo tempo, por Trajkovski.

Dor para Jorginho

É certamente uma eliminação dolorida para Jorginho. O volante, camisa 8 da Azzurra, é catarinense de Imbituba e optou por defender a Itália em 2017, quando foi convocado pelo técnico Giampiero Ventura para a repescagem contra a Suécia. O vencedor estaria na Copa e os suecos levaram a melhor com um empate em 0 a 0, depois de ter perdido na ida por 1 a 0. Aquela ausência na Copa de 2018 havia sido a terceira da Itália na história das Copas e a primeira em 60 anos. A falta anterior tinha sido em 1958, justamente na Suécia.

Depois da frustrada campanha com a eliminação em 2017, Jorginho continuou tendo oportunidades na Azzurra, sendo um dos destaques da equipe nas últimas temporadas. Em 2020, fez gol decisivo na campanha do título da Eurocopa e apareceu na seleção da competição. Ele estava em campo e jogou os 90 minutos da partida desta quinta contra a Macedônia do Norte que sepultou as chances, pela segunda vez, de ele defender a Itália em uma Copa.

Com o catarinense Jorginho, Itália parou duas vezes seguidas na repescagem da Copa

Jorginho terá 34 anos em 2026, quando a Copa será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. Se mantiver a forma e bom rendimento, poderá ter a terceira chance de chegar a um Mundial pelo seu país adotivo.

Como está a Copa

A Copa de 2022 já tem 19 seleções classificadas:

Catar (país sede), Brasil, Argentina, Equador e Uruguai (América do Sul), Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Croácia, Inglaterra e Alemanha (Europa), Irã, Coréia do Sul, Japão e Arábia Saudita (Ásia).

Dessas 19, duas garantiram classificação nesta quinta-feira: Equador e Uruguai.

O Canadá está muito perto da segunda Copa da sua história.
Depois da derrota desta quinta, 1 a 0 para a Costa Rica,
a vaga ainda está próxima. Empate em casa com a
eliminada Jamaica e os canadenses voltam a uma
Copa depois de 36 anos. O jogo decisivo será neste domingo.
Se a Costa Rica não vencer El Salvador também, a classificação
do Canadá estará assegurada.

Na semana que vem serão definidos até 10 classificados. Até a terça-feira (29) termina a zona Sul Americana, que tem a briga pela vaga na repescagem. No mesmo dia serão conhecidas as cinco seleções da África na disputa e mais duas seleções europeias, vencedoras de dois dos três confrontos da repescagem.

Na quarta-feira (30) terminam as Eliminatórias na Concacaf, confirmando mais três seleções.

Últimos três classificados em junho

Depois, restarão apenas três vagas, que serão disputadas em 13 ou 14 de junho: a do confronto europeu que ficou pendente por conta da guerra na Ucrânia (País de Gales contra Escócia ou Ucrânia) e as duas da repescagem intercontinental. Em uma dessas repescagem estará o representante da Ásia (Austrália, Emirados Árabes Unidos, Iraque ou Líbano) contra o quinto colocado da Conmebol (hoje seria o Peru). Na outra repescagem, o quarto colocado da Concacaf (hoje seria o Panamá) contra a seleção da Oceania (que ainda está em disputa).

Quem está na briga

América do Sul (0,5 vaga) - Peru, Colômbia e Chile
América Central e do Norte (3,5 vagas) - Canadá, Estados Unidos, México, Costa Rica e Panamá
Europa (3 vagas) - Polônia ou Suécia, Portugal ou Macedônia do Norte, País de Gales x Escócia ou Ucrânia (jogo será em junho)
África (5 vagas) - Senegal ou Egito, Argélia ou Camarões, Nigéria ou Gana, Marrocos ou RD Congo, Tunísia ou Mali
Ásia (0,5 vaga) - Emirados Árabes Unidos, Iraque, Líbano e Austrália
Oceania (0,5 vaga) - Ilhas Salomão, Ilhas Cook, Vanuatu, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito