Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Itajaí sem canudinhos plásticos

Projeto de Lei prevê que sejam usados apenas papel biodegradável ou reciclável
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 15/06/2018 - 11:30 Atualizado em 15/06/2018 - 11:30
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um Projeto de Lei do vereador Thiago Morastoni (MDB) pode significar o fim de canudinhos plásticos em Itajaí. A ideia é que apenas canudos feitos de papel biodegradável ou reciclável e embalados com material ecológico sejam usados no município do Vale. O projeto vem de encontro ao compromisso de reduzir o uso de plástico, firmado pela cidade com a Organização das Nações Unidas (ONU) através do Projeto Mares Limpos.

 “O canudo, embora pequeno e pareça algo simples, mas representa em torno de 6 a 7% de todo o lixo plástico encontrado nos oceanos. A decomposição do plástico é muito complicada, leva em torno de 100 anos. E os resíduos plásticos são os principais poluidores dos oceanos. Essa proposta, a exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro, que tem como objetivo de reduzir a degradação ambiental e preservação do meio-ambiente”, comentou Morastoni.

O município de Itajaí, segundo Morastoni, vem adotando ultimamente medidas de preservação do meio-ambiente, como em abril quando aconteceu a Volvo Ocean Race. Na oportunidade, o município assinou um protocolo de intenções com o Projeto Mares Limpos.

“Seguindo toda esta programação, vamos deixar um legado para a nossa cidade, para gerações futuras e servir de exemplo para outros municípios. Assinado esse protocolo nós seguimos com uma série de ações no município. Itajaí tem sido pioneiro na região. Os municípios e as pessoas começam a se preocupar com o que vai acontecer conosco muito em breve”, afirmou.

Num primeiro momento os canudinhos seriam banidos apenas de restaurantes, bares e lanchonetes e demais estabelecimentos com esta finalidade. A previsão é de multa em caso de constatação de utilização do material. “É um processo de conscientização das pessoas e dos estabelecimentos comerciais. A preservação do meio-ambiente é algo sem volta”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito