Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Inscrições para mesário voluntário estão abertas através do Portal do Eleitor

Trabalho de mesário nas eleições prevê dois dias de folga para cada dia de convocação
Por Redação Criciúma - SC, 29/06/2018 - 16:21
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Instituído em 2016, com a finalidade de aprimorar o diálogo com os eleitores, o Portal do Eleitor funciona também como principal canal de comunicação com os mesários. As convocações para as Eleições 2018 acontecerão de 6 de julho a 8 de agosto, e os interessados em trabalhar voluntariamente podem se inscrever acessando o Portal e preenchendo seus dados. As eleições deste ano acontecem no dia 7 de outubro e, em caso de 2º turno, 28 de outubro.

Através do Portal do Eleitor também é possível acessar informações relativas às convocações, datas de treinamentos e o guia do mesário, material com instruções acerca do dia das eleições. Declarações de trabalhos eleitorais referente às eleições passadas também podem ser retiradas no Portal. Ao se cadastrar no site, o voluntário irá permitir que a Justiça Eleitoral o notifique por meio eletrônico, através do e-mail fornecido. Dessa forma, é importante que os dados cadastrais estejam atualizados até a data das convocações. Consulte suas dúvidas no site do TRE-SC

Vantagens

O trabalho de mesário nas eleições prevê dois dias de folga para cada dia de convocação (Lei n. 9.504/1997, art. 98), a validação das horas trabalhadas como atividade complementar em universidades conveniadas, a preferência de desempate em concursos públicos no TRE-SC e, quando previsto em edital, em outros concursos públicos, além da direta contribuição com a transparência do processo eleitoral.

Quem pode e quem não pode trabalhar como mesário?

Todo eleitor, maior de 18 anos, e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser mesário. Consulte sua situação eleitoral aqui.

Não poderão ser mesários:

- Candidatos, seus cônjuges e parentes de até segundo grau (mãe, pai, avó), mesmo que por afinidade (sogro, genro, cunhado);

- Membros dos Diretórios de partidos que exerçam função executiva;

- Agentes e autoridades policiais, assim como funcionários com cargos de confiança do Executivo;

- Pertencentes ao serviço eleitoral.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito