Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Inovação pode impulsionar desenvolvimento econômico e social

Comitiva que viajou a Portugal em 2019 trouxe muitas experiências e aprendizados na bagagem
Por Redação Criciúma, SC, 27/06/2022 - 21:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Portugal vivenciou um salto de crescimento e inovação nos últimos anos a ponto de virar referência para a Europa. O país,  polo de startups e de cases de sucesso em tecnologia e empreendedorismo, será o destino do Roteiro de Inovação que acontece de 8 a 15 de outubro em viagem organizada pela Alfa Comunicação e Conteúdo, de Criciúma. 

O Diretor da Satc, Carlos Ferreira, participou da edição realizada em 2019 quando viu de perto o processo de construção do ecossistema de inovação e incentivo de desenvolvimento de novos negócios. Iniciativas que envolvem as áreas de educação, privada e governamental. “Portugal saiu de uma situação delicada porque entendeu que unidos apoiando a inovação, poderiam atrair novos negócios. E foi isso que tornou o país essa potência atual mostrando que a inovação pode ser um vetor importante de desenvolvimento econômico, inovador e social”, explica Ferreira lembrando que algumas iniciativas vistas lá influenciaram a geração de resultados aqui. Como exemplo ele cita as ações realizadas por instituições de ensino como Abadeus, Bairro da Juventude, Senac, Senai e a própria Satc com seus ambientes de inovação como a incubadora Colearning, o laboratório Cocriation e o projeto focado na geração de novas oportunidades, Cobusiness. “Temos participado de conversas frequentes para discutir esses conceitos e isso traz um ganho para que possamos consolidar as ações em prol da cidade e região”.   

Outra integrante da comitiva que conseguiu aplicar muito do que viu e aprendeu em Portugal foi Adriana Mara de Oliveira, na época, presidente da Associação Empresarial de Içara (ACII) e atual Presidente do Conselho. Para ela, a imersão permitida com a viagem agregou muito e mostrou a importância do envolvimento com o ecossistema de inovação local. “Nos despertou ainda mais o espírito de empreendedorismo e inovação. Aprendemos muito sobre como é importante simplificar processos, otimizar sinergia e transformar conhecimento em valor”, ressalta Adriana que procurou adaptar as ideias à realidade local através de conexões, ações criativas e negócios como a idealização do coworking que foi implantado em Içara. 

O Roteiro de Inovação prevê visitas em locais como Startup Lisboa, Câmara de Lisboa, Hub do Beato e Universidade Nova de Lisboa. Serão seis noites de hospedagem e 5 dias de visitas técnicas, incluindo o deslocamento para os locais do roteiro técnico. Empresários e lideranças locais interessados em participar do Roteiro de Inovação Portugal podem obter mais informações no site https://mailchi.mp/b943e59d2e4c/alfa-roteiroportugal2022.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito