Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Índice de Atividade Econômica de Santa Catarina registra segunda retração consecutiva em setembro

Apesar do recuo, de janeiro a setembro, o índice teve expansão de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano passado
Por Redação Florianópolis, SC, 27/11/2021 - 11:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Atividade Econômica (IBC) de Santa Catarina registrou queda, com retração de 0,4% em setembro na comparação com agosto. Apesar do recuo, de janeiro a setembro, o índice teve expansão de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme análise do Observatório FIESC, o resultado do acumulado do ano do estado é o segundo melhor entre as unidades da federação e superior à média nacional (5,9%).

“Sabemos que ainda temos desafios, mas a economia catarinense vem demonstrando um desempenho superior à média brasileira neste ano. Já retomamos os patamares pré-pandemia e a qualidade e o dinamismo das nossas empresas vai permitir o crescimento”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Em setembro, apenas o setor de Serviços catarinense registrou expansão na variação mensal com agosto, de 0,3%. A atividade relacionada a Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foi a que mais cresceu entre agosto e setembro, com aumento de 1,5%, na série com ajuste sazonal. Os Serviços prestados às famílias também foram destaque, com expansão de 1,3% no período.

De acordo com a economista do Observatório FIESC, Mariana Correia Guedes, a retomada dos eventos presenciais e a redução nos casos de Covid-19 vêm impulsionando o crescimento do setor de serviços. “Essas atividades vêm conseguindo recuperar a sua demanda em função do retorno da circulação de pessoas nos centros urbanos”, comenta.

Em relação à Indústria de Santa Catarina, o destaque positivo foi na atividade de Máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com expansão de 12,4%. O setor vem sendo puxado pela demanda externa. Em 2021, de janeiro a outubro, os motores elétricos duplicaram sua participação na pauta exportadora catarinense, com crescimento médio mensal de 16,1% ao ano.

No Comércio de Santa Catarina, as maiores quedas de setembro na comparação com agosto foram nas vendas de Eletrodomésticos (-10,7%), Equipamentos e materiais para escritório (-8,1%) e Móveis (-4,7%), na série dessazonalizada. “No entanto, é importar ressaltar que, apesar dos recuos registrados nos últimos dois meses, o desempenho do setor varejista em Santa Catarina permanece em patamar superior ao nível pré-pandemia, com variação de 2,1% em setembro, ante fevereiro de 2020, na série sem os efeitos sazonais”, afirma a economista.

Apurado pelo Banco Central, o Índice de Atividade Econômica (IBC) mensura a evolução da atividade econômica no país e é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito