Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Incêndios em vegetação crescem em Criciúma; bombeiros fazem apelo (VÍDEO)

Ocorrências aumentaram em 135% desde o início da quarentena
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 28/04/2020 - 14:43 Atualizado em 28/04/2020 - 14:43
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os incêndios em vegetação tem sido mais frequentes do que o comum no município de Criciúma. Segundo dados do 4° batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, foram 132 ocorrências dessa natureza somente entre março e abril deste ano, número cinco vezes maior quando comparado ao mesmo período no ano passado. O motivo, em sua grande maioria, é o ateamento de fogo em materiais.

“Colocar fogo em lixos, entulhos, terrenos baldios e áreas verdes é considerado infração administrativa pela maior parte das legislações municipais, sujeitando os autores à pena de multa. Além disso, caso a queima saia de controle e venha a atingir outras propriedades, levando ao risco de vida ou integridade física de outras pessoas, o ato passa a ser caracterizado crime, com pena de 3 a 6 anos de reclusão e multa”, pontuou o tenente Eduardo. 

Os bombeiros, então, pedem a população que não coloque fogo nesses materiais e nos locais citados. O correto seria encaminhar os resíduos sólidos ao serviço de coleta de lixo municipal ou à coleta seletiva e de reciclagens. Já os terrenos podem ser limpos através de capina, poda e roçagem.

Por representar 85% de todas as ocorrências de incêndio atendidas em Criciúma, essas queimadas acabam interferindo no trabalho do Corpo de Bombeiros, que poderiam estar dando maior atenção à outras ocorrências de urgência. A condição de falta de chuvas na região desde o início do ano e a falta de consciência da população sobre a ação estão contribuindo para os incêndios em vegetações, que aumentaram 135% desde o início da quarentena. 

“Não coloque fogo nesses locais, assim você estará contribuindo e deixando o Corpo de Bombeiros disponível para os serviços verdadeiramente emergenciais, como incêndios em edificações e o desencarceramento de vítimas de acidente de trânsito”, disse o tenente. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito