Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Incêndio de grande proporção atinge mata em área urbana

Corpo de Bombeiros conseguiu combater o incêndio antes que causasse prejuízos aos imóveis em Balneário Camboriú
Por Redação Balneário Camboriú - SC, 29/05/2020 - 14:30
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No entardecer desta última quinta-feira, o Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú foi acionado para combater um incêndio de grande proporção em um morro do bairro Pioneiros, próximo ao fim da Avenida dos Estados. A rápida velocidade em que as chamas se espalharam preocupou os moradores das proximidades, que temiam que o incêndio acabasse atingindo as construções no entorno do morro, onde se iniciou o incêndio.

O fogo começou por volta das 18h e, com a alta visibilidade das chamas e fumaça que preencheu os céus de Balneário Camboriú, rapidamente começou a ser combatido pelo Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú, que ainda recebeu o apoio de equipes de Itajaí, Itapema e Camboriú. Por volta das 19h, as chamas começaram a baixar, mas logo voltaram a se propagar em grandes proporções. O incêndio só foi completamente contido por volta das 22h. Segundo o Tenente Neto, do Corpo de Bombeiros de BC, a ocorrência foi classificada como de proporção considerável.

Por se tratar de um terreno íngreme em meio a mata, os bombeiros ainda enfrentaram dificuldades para chegar até o local do incêndio. Para organizar os caminhões de combate ao incêndio, que ficaram as margens da estrada mais próxima, e manter o trânsito fluindo, a Guarda Municipal e agentes de trânsito também foram acionados na ocorrência.

O combate ao incêndio ainda contaria com o apoio do helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros, mas ele não pode ser acionado. Por questões de segurança, o veículo não pode operar à noite por falta de visibilidade e, por tanto, a operação teve que ser feita somente com os caminhões.

O Corpo de Bombeiros ainda recebeu um grande aliado durante o combate ao incêndio. A companhia de transporte e abastecimento Só Água Potável, de Camboriú, deslocou caminhões pipa e forneceu água gratuitamente para auxiliar os bombeiros a conter as chamas. A ação voluntária chamou a atenção dos bombeiros e testemunhas.

Para o diretor administrativo da Só Água Potável, Carlos Alexandre Marconcini, o apoio foi uma atitude foi de cidadania e vontade de ajudar. “Quando eu vi a fumaça de longe já me preocupei com o que estava acontecendo. Rapidamente comuniquei a minha equipe para verificar qual era a ocorrência e prestar todo o auxílio necessário que o Corpo de Bombeiros precisasse, além de fornecer água gratuitamente para o combate ao incêndio”, revela.

O desfecho da operação felizmente foi feliz. Segundo o Tenente Neto, do Corpo de Bombeiros de BC, “nenhuma residência foi atingida. Conseguimos conter [o incêndio] antes que descesse para as edificações das proximidades”, afirma.

A suspeita é que tenha sido um incêndio criminoso, causado por um proprietário da área que a vizinhança alega querer construir no local protegido como área de preservação e, por tanto, está tentando destruir a vegetação. O caso está sendo investigado pela polícia. Segundo o Corpo de Bombeiros, esta é a segunda vez que um incêndio acontece no mesmo local.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito