Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Inaugurada a maior obra de Infraestrutura do Sul de Santa Catarina

Foram mais de 11 anos entre ideia e entrega; Obra custou mais de R$ 150 milhões
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 20/12/2017 - 12:41 Atualizado em 20/12/2017 - 14:59
(foto: Décio Batista)
(foto: Décio Batista)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

São 12,7 quilômetros de extensão em pista dupla, 17 viadutos, deve receber mais de 22 mil veículos por dia e teve um investimento de R$ 150 milhões entre execução do projeto e desapropriações. Foram 11 anos desde o surgimento da ideia até a entrega da obra. E hoje, dia 20 de dezembro de 2017, a Via Rápida foi inaugurada. O dia histórico em que Criciúma foi ligada a BR-101 em Içara, um trajeto que pode ser realizado em pouco mais que oito minutos.

“É um momento de realização para todos nós. É uma soma de esforços. Quero homenagear as muitas lideranças que trabalharam para isso. É uma obra cara, mas hoje estamos aqui inaugurando. Nosso agradecimento a comunidade que está aqui prestigiando. Quero agradecer a todos os deputados, lideranças e, principalmente, ao nosso vice-governador. Estamos chegando juntos, fortes e em favor dos catarinenses”, disse o governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

O evento de entrega aconteceu em frente ao 9º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina e contou com a presença do governador, do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, do secretário de infraestrutura do Estado de Santa Catarina, Luiz Fernando Vampiro, prefeitos de Criciúma e Içara, Clésio Salvaro e Murialdo Canto Gastaldon, respectivamente, secretários de infraestrutura das duas cidades, deputados e demais autoridades.

“Quero dizer que o Ivo Carminatti e o Fontana começaram com essa obra lá em 2006. Mas quem tornou irreversível essa obra foi Paulo Meller. Ele começou o projeto. Levou ao BID e tornou irreversível. Paulo o meu reconhecimento a você”, comentou referindo-se ao ex-presidente do Deinfra, Paulo Meller.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Vampiro, destacou que a Via Rápida é apenas uma de muitas outras obras do Governo de Raimundo Colombo. “Eu acho muito pouco falar somente desta obra. Eu acho que temos que falar de um conjunto de obras nos sete anos de governo Colombo e Moreira. Eu poderia falar em várias ações concretas que esse governo vem fazendo. Eu poderia falar em inúmeros convênios que temos no Sul de Santa Catarina. Eu poderia me ater a vários questionamentos, mas essa é a obra. Ela ficou pronta e nós a construímos com a união”, disse Vampiro.

Luiz Fernando Vampiro (foto: Daniel Burigo)

Paulo Meller, que foi quem regatou o projeto apresentado em 2006 pelo então secretário de Planejamento de Santa Catarina, Olvacir Fontana, esteve no evento e relembrou parte da história da Via.

“Tudo começou na época do governador Eduardo Moreira. Eu lembro quando Raimundo Colombo disse: Paulo, tira do papel a Via Rápida. É a rodovia mais bem projetada de Santa Catarina. Ele foi projetada para, caso haja a necessidade de ampliar, não tenha a necessidade de fazer nenhuma desapropriação”, contou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito