Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

IMA, Epagri e Cooperja debatem Projeto Irrigar

Objetivo é incentivar a irrigação das lavouras e pastagens
Por Redação Criciúma - SC, 01/11/2019 - 20:20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na tarde desta sexta-feira, 1º, o IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – Criciúma, juntamente com a Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e a Cooperja - Cooperativa Agroindustrial, realizaram uma reunião técnica para tratar do “Projeto Irrigar”. 

Com objetivo de incentivar a irrigação das lavouras e pastagens, envolvendo o armazenamento de água na propriedade rural, o programa beneficiará agricultores familiares com DAP física e demais produtores.

O Coordenador do IMA, tenente-coronel, André Luiz Dias de Mello, disponibilizou sua equipe técnica, onde apresentaram  soluções  de licenciamentos que podem otimizar o Projeto Irrigar na região. 

“O IMA – Criciúma vê a importância do projeto de armazenamento de água nas propriedades e que reduzirá o impacto sobre os rios da região durante a safra. A regularização ambiental dessa atividade é através de um procedimento simples de licenciamento ambiental, onde o IMA dará o apoio necessário para o sucesso do projeto”, destacou a Engenheira Agrônoma, Ana Paula Trevisan.

O Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, subvencionará os juros dos financiamentos contraídos pelos produtores rurais que se enquadrarem no Pronaf, bem como os demais, sendo que os financiamentos terão como limite máximo de cobertura o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), durante um período máximo de 8 (oito) anos. Conforme a normatização do Programa.

“A região do vale do Araranguá todos os anos passa por problemas de escassez. O objetivo é divulgar o projeto para auxiliar os agricultores da região”, relatou o Gerente Regional da EPAGRI, Edson Borba Teixeira. 

O produtor que necessita de água em épocas de escassez poderá contar com o projeto para armazenar água em tanques escavados ou ainda em pequenos barramentos dentro de sua propriedade. ”O projeto visa à garantia de água na propriedade para que o agricultor consiga fazer suas lavouras na época certa”, pontuou o presidente da Cooperja, Vanir Zanatta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito