Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

IFSC e prefeitura de Criciúma formam turma de Maquiagem do programa Qualifica Mulher

Curso capacitou 115 mulheres em situação de vulnerabilidade social
Por Redação Criciúma, SC, 09/06/2022 - 22:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) forma nesta sexta-feira (10) mais uma turma do projeto Qualifica Mulher. Receberão seus certificados 24 mulheres que realizaram o curso de Maquiagem, parceria entre o IFSC e a prefeitura municipal. É a última turma do projeto, que levou cursos de capacitação para 115 mulheres em situação de vulnerabilidade social na Região Carbonífera, além dos cursos realizados na região de Tubarão. A formatura do curso será às 19h30 desta sexta, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal.

Iniciado no dia 8 de março, com carga horária de 96 horas, o curso foi realizado no IFSC com alunas selecionadas pela secretaria de Assistência Social em diferentes bairros de Criciúma. Além das aulas sobre direitos das mulheres, saúde, empreendedorismo, economia solidária, informática e redes sociais, entre outros temas, as mulheres tiveram aulas práticas de maquiagem e receberam um kit para o desenvolvimento de suas atividades.

"O projeto traz dignidade a essas mulheres e insere elas no mercado de trabalho, sendo empreendedoras e sendo donas do próprio negócio. A população sai ganhando e precisa do olhar atento do poder público e das instituições sempre buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas", destaca o secretário de Assistência Social e Habitação de Criciúma, Bruno Ferreira.

O projeto "Autonomia social e econômica: gerando renda e valorizando o trabalho feminino" é resultado de uma parceria entre os câmpus Tubarão e Criciúma IFSC, com recursos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O IFSC ofertou diferentes cursos de capacitação profissional a mulheres selecionadas pelas secretarias de Assistência Social em 11 municípios das duas regiões.

O Câmpus Criciúma realizou os cursos em Criciúma, Siderópolis, Urussanga, Içara e Balneário Rincão. Já o Câmpus Tubarão ficou responsável pelos cursos que atenderam mulheres de Orleans, Tubarão, Capivari de Baixo, Laguna, Pescaria Brava e Jaguaruna.

No total, foram investidos cerca de R$ 495 mil no programa. O recurso foi utilizado para a contratação de professores, compra de insumos e materiais para a realização dos cursos e também no auxílio recebido por cada aluna de todos os cursos realizados nas regiões de Criciúma e Tubarão.

Diretor do Câmpus Criciúma, Daniel Comin destaca que um dos resultados positivos do projeto foi uma maior aproximação entre o IFSC e as prefeituras municipais, levando capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade e, ainda, abrindo portas para novas parcerias.

"O Qualifica Mulher sobretudo permitiu que o IFSC estreitasse essa relação com os municípios, algo que talvez não conseguíssemos com a nossa força de trabalho regular. Isso trouxe outros frutos: mesmo finalizado o programa, temos novas ofertas programadas para o segundo semestre", afirma.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito