Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Içara recebe equipamentos para montagem da usina de asfalto

Expectativa é que a usina seja finalizada até o primeiro trimestre de 2022
Por Redação Içara, SC, 28/12/2021 - 17:21
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Içara está perto de receber a sua tão sonhada usina de asfalto quente. A fabricação própria do pavimento busca trazer mais desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população, além de agilizar a chegada do asfalto no interior da cidade, visto que Içara ainda possui muitas comunidades rurais com acesso através de estradas de chão batido. A expectativa é que no primeiro trimestre de 2022 a usina completa já esteja pronta. Com a fabricação e aplicação do asfalto, a estimativa de economia é de até 40% nas pavimentações. Até o momento, R$ 5.353,500 milhões já foram contratados na compra dos equipamentos necessários para o projeto.

Outro ponto importante é a mobilidade urbana, é por meio do asfalto que as ruas, avenidas e rodovias acabam ficando mais acessíveis para um trânsito com boa qualidade de trafegabilidade. A usina tem capacidade para fabricar até 40 toneladas de massa asfáltica por hora.

Até o momento, o Governo de Içara já licitou e recebeu a máquina vibroacabadora, que faz a aplicação do pavimento, assentamento e revestimento final do asfalto, a mini pá carregadeira, com implementos para fazer a parte de limpeza e fresagem, que é a retirada do asfalto antigo durante a manutenção do pavimento, além de três camionetes utilitárias que dão o suporte na logística dos profissionais e equipamentos.

Em janeiro chegam os caminhões, sendo um espargidor e dois caçambas basculantes. Em fevereiro de 2022 o município recebe a própria usina de asfalto quente, que faz a mistura dos componentes para a confecção do asfalto, os tanques de emulsão, a balança de precisão e a pá carregadeira, já o rolo compressor está em processo de licitação.

“A usina é a marca da conquista de um sonho. Asfalto traz dignidade para as pessoas, traz saúde, conviver diariamente com a poeira é muito triste. Não se pode colocar uma roupa no varal, deixar a casa aberta, os problemas respiratórios estão cada vez aparecendo mais nas crianças. Todos sonham em ter a sua rua pavimentada. Ainda não sabemos o quanto vamos conseguir pavimentar, depois da usina pronta, mas estamos focados primeiro em terminar a montagem”, disse a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

O local de instalação da usina está em processo de licenciamento, mas deve ser instalada no bairro Vila São José. “Com a usina vamos poder pavimentar de forma ágil e econômica, sem muitas vezes ter que passar por problemas jurídicos com as empresas ganhadoras da licitação que acabam pedindo reequilíbrio nos valores do custo da obra ou que acabam tendo dificuldades de cumprir o cronograma estabelecido. A usina vai colaborar também com a manutenção da infraestrutura viária do município", completou o gestor de convênios, Israel Rabelo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito