Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ibama emite licença de instalação de túneis no Morro dos Cavalos

As duas passagens somam 4,4 km de rodovia nova na BR-101
Por Redação Florianópolis, SC, 21/12/2018 - 15:24 Atualizado em 21/12/2018 - 16:12
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a Licença de Instalação (LI) que autoriza a construção dos dois túneis de transposição do Morro dos Cavalos, em Palhoça, no Trecho Sul da BR-101. Além dessa licença, também foram expedidas a Autorização de Supressão Vegetal (ASV) e a Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (Abio).

O trecho é o último a receber trabalhos de duplicação, mantendo a plataforma com duas faixas de rolagem em cada sentido, mas sem acostamentos, dentro da Quarta Pista em Caráter Temporário, liberada em 2014. O paliativo feito recebe até 30 mil veículos por dia em espaço confinado, em elevação íngreme e com velocidade máxima que varia entre 60 km/h a 80 km/h para todos os tipos de veículos, abaixo dos limites definidos para as pistas já duplicadas.

Os túneis no Morro dos Cavalos

Projeto desta, que é a última grande obra de arte especial (OAE) na duplicação da BR-101 Sul, prevê a construção de um túnel Classe A, tipo interurbano duplo monodirecional, onde o túnel esquerdo terá 2.220 metros de comprimento, sendo cerca de 1.630 metros em rocha e 590 metros em solo/rocha alterada mole. O túnel direito terá 2.220 metros de comprimento, com cerca de 1.580 metros em rocha e 220 m em solo/rocha alterada mole e 420m em túnel a céu aberto (Túnel Falso, Sistema Cut-and-Cover).

O traçado se desenvolve na direção do maciço do morro, à esquerda da pista existente, com afastamento máximo de 420 metros em relação ao eixo atual da BR-101 Sul. Os túneis terão pista de rolamento com 3,60 metros de largura, acostamento com três metros de largura e passarela no interior das galerias medindo 1,6 metro de largura.

Importância da obra

Entre os motivos que justificam a construção dos túneis para Transposição do Morro dos Cavalos está a segurança dos usuários da rodovia federal, já que o novo trecho garantirá a manutenção da trafegabilidade em velocidade de curso que, mesmo abaixo do limite dimensionado para os trechos duplicados, de 110 km/h, ainda assim é maior que o delimitado máximo para as pistas atuais (60 km/h).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito