Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

HSJ oferece testes gratuitos de hepatite

Rastreamento das hepatites virais é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde
Por Redação Criciúma, SC, 09/07/2019 - 13:58 Atualizado em 09/07/2019 - 14:29
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para orientar a população que circula no Hospital São José (HSJ), por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, serão realizados testes rápidos da doença. A ação de rastreamento das hepatites virais é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que estará durante todo mês de julho, em com pontos estratégicos realizando os testes, de forma gratuita. No HSJ, a ação acontece nesta quarta-feira, 10.

Uma equipe do hospital estará no hall da entrada principal da instituição oferecendo o teste gratuitamente para todos que circulam na entidade. O teste é rápido e dura em torno de 10 minutos para que o resultado seja dado. Nos casos em que o teste apontar para a presença do vírus, a pessoa será encaminhada ao programa municipal das hepatites virais.

Segundo a enfermeira responsável pelo serviço de Infecção do Hospital Rita Lindemann ações como está de prevenção e detecção de doenças, despertam um cuidado maior com a saúde. "Nossa função é alertar e informar as pessoas, só assim conseguiremos prevenir determinadas doenças. O teste é o início para que assim se inicie o processo de cura", destaca.

Testes positivos

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes agentes. Para Hepatite do tipo C, não existem sintomas característicos, muitas vezes o que a pessoa sente é febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Não há vacina para o problema, por isso, a importância de fazer o teste preventivo.

De acordo com a enfermeira Rita, quando ações desta natureza são realizadas, e caso os testes deem positivo, os pacientes são encaminhados ao programa municipal das hepatites virais. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina da hepatite B está disponível nas unidades de saúde para todas as pessoas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito