Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Hospital São José: ações valorizam o cuidado da instituição com o meio ambiente

Caldeira movida a gás natural é uma das iniciativas adotadas pela entidade para enaltecer o bem-estar e a qualidade de vida
Por Redação Criciúma - SC , 03/06/2021 - 13:40
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O cuidado com as pessoas vai muito além da manutenção da saúde física e mental no Hospital São José de Criciúma. A instituição também é reconhecida pelas boas práticas e cuidado com o Meio Ambiente. Isso fez com que em 2021, a entidade se tornasse signatária do Movimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense.

Entre os projetos e alternativas que foram viabilizadas com o principal objetivo de garantir o cuidado com o Meio Ambiente está a caldeira movida a gás natural. O equipamento traz uma evolução no sistema de aquecimento de água do hospital.

“O vapor fabricado pela caldeira é usado principalmente para as máquinas da lavandeira e para os Boilers que abastecem os chuveiros dos leitos do hospital, vestiários do centro cirúrgico e lavatórios. O sistema também está preparado para abastecer as autoclaves da Central de Materiais Esterilizados (CME)”, explica o gerente de manutenção e obras do HSJosé, Ronaldo Agostinho de Freitas.

Antes da caldeira ser instalada na instituição, os vapores necessários para os procedimentos eram produzidos com a queima da lenha. A mudança deste processo trouxe muitos benefícios à instituição e ao Meio Ambiente. “As melhorias foram inúmeras como o término dos índices de pragas (aranhas, ratos, baratas e outros) que ficavam nas pilhas de lenha; o fim da reclamação dos vizinhos próximos do hospital devido a fumaça gerada pela caldeira à lenha; necessidade de funcionários para fazer os serviços de colocação das lenhas na caldeira, além da eliminação das cinzas decorrentes da queima da madeira”, garante Ronaldo. 

A caldeira do HSJosé utiliza o Gás Natural como fonte de energia térmica. Por ser canalizado, não é necessário armazenar e estocar produto inflamável, reduzindo os riscos de acidente, além disso, diminuiu o custo operacional, reduz gastos com manutenção, aumenta a disponibilidade do equipamento para a produção e dispensa a instalação de filtros e lavadores de gás.

“O gás natural é menos poluente cerca de 20% a 30% a menos em relação ao gás carbônico. Além de ser mais seguro, por ser mais leve que o ar, em caso de vazamento ele se dissipa na atmosfera. A economia também é um dos pontos altos desta tecnologia”, afirma a assistente de Meio Ambiente do setor de Qualidade do HSJosé, Franciani Sandrini Angulski.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito