Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Horário de verão começa neste domingo

Este pode ser a última vez que a medida é utilizada para economizar energia
Por Redação Criciúma - SC, 14/10/2017 - 20:18
(foto: Albari Rosa)
(foto: Albari Rosa)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Neste domingo, à 0h, começa o Horário Brasileiro de Verão. Para se adequar a medida, os catarinenses devem adiantar os relógios em uma hora. Além de Santa Catarina, outros nove estados e o Distrito Federal devem adotar a medida. A alteração no horário segue até o dia 17 de fevereiro de 2018.

O principal objetivo do Horário de Verão é um maior aproveitamento do período de luz solar para economizar energia elétrica.

Segundo a Celesc, nos últimos anos a adoção do horário de verão representou uma redução de aproximadamente 5% no consumo de energia em horários de pico no estado. No país, o Horário de Verão representa uma economia de 0,5% no consumo durante o período em que é utilizado. O que corresponde ao consumo mensal de energia de uma cidade com 2,8 milhões de habitantes, como Brasília, por exemplo.

Último ano

É possível que este seja o último ano que o Horário de Verão, já que autoridades do setor de energia constataram mudanças nos hábitos de consumo. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualmente o que mais influencia no horário de pico de consumo é a temperatura e não mais a luz solar. Com isso, o horário de pico deixou de ser entre 17h e 20h e passou a ser entre 14h e 15h.

Por conta desta mudança, o Comitê de Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o ONS e o Ministério de Minas e Energia chegaram à conclusão que a adoção do Horário de Verão traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor, tanto em relação à economia de energia, quando em relação a redução da demanda máxima do sistema. Mas ainda assim, o Governo Federal decidiu manter o Horário de Verão. Para o ano que vem, entretanto, a medida será reavaliada.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito