Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Hora de reforçar o alerta contra o cigarro

Esta sexta-feira, 31, será mais um Dia Mundial sem Tabaco. Especialista reitera alerta
Por Redação Criciúma, SC, 30/05/2019 - 14:33 Atualizado em 30/05/2019 - 15:24
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Entre as principais patologias associadas ao tabaco está o câncer de pulmão, responsável por cerca de 7 milhões de mortes no mundo, segundo dados da  American Câncer Society (2015) e Canadian Cancer Statistics (2015).

Para o Brasil, estimam-se 31270 casos novos de câncer de pulmão para cada ano do biênio 2018-2019. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de pulmão em homens é o segundo mais frequente nas Regiões Sul (36,27/100 mil). Para as mulheres, é o terceiro mais frequente nas Regiões Sul (20,59/100 mil).

Neste ano, a OMS definiu o tema “Tabaco e Saúde Pulmonar” para ser trabalhado internacionalmente. Sobre o assunto, a Dra. Juliana Althoff, cancerologista clínica da Onkológica, alerta que “o tabaco é responsável por 90% de todos os cânceres de pulmão. Além disso, precisamos lembrar das outras patologias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, asma, bronquite e efisema”.

Existe ainda a exposição ao tabagismo passivo, que pode desenvolver reações alérgicas como rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma, entre outra doenças ainda mais graves. “Nos adultos, o fumo passivo é um fator que pode contribuir para o infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica. Já as  crianças sofrem com as infecções respiratórias” afirma  a médica, que conclui: “Nem os bebês no útero estão protegidos. Quando a mãe é exposta ao fumo durante a gravidez, mesmo que passivamente, as chances de redução do crescimento e das funções pulmonares são maiores”. 

Diante de tantas doenças relacionadas ao consumo do tabaco, não resta dúvidas de que parar de fumar é o melhor caminho. Abandonar o vício pode não é uma tarefa fácil, mas, é importante lembrar que quanto antes o indivíduo deixar de fumar, menores as chances de ele adoecer. Existem tratamentos para parar de fumar que podem envolver adoção de novos hábitos, medicamentos e auxílio psicológico. Procurar a ajuda de um profissional é uma boa ideia para quem deseja deixar o hábito para trás. 

Benefícios 

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

•    Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
•    Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
•    Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
•    Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
•    Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
•    Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
•    Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
•    Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Fonte: Inca

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito