Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Herói do passado lembra a estreia internacional do Criciúma

Há exatos 30 anos o Tigre enfrentava o San José, na Bolívia, em sua inesquecível campanha na Libertadores
Por Vítor Filomeno Criciúma, SC, 24/03/2022 - 15:39 Atualizado em 24/03/2022 - 15:44
Foto: Denis Luciano / 4oito
Foto: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Histórias servem para serem contadas e lembradas. Algumas são para que o passado não se repita, já outras são para exaltar grandes momentos. Você se lembra de onde estava e o que estava fazendo no dia 30 de março de 1992? O Capitão Itá nunca esquece. Mário Lima também não. Há 30 anos, o Criciúma enfrentava o San José, na cidade boliviana de Oruro. Era a estreia internacional do Tigre, válida pela Copa Libertadores da Amércia daquele ano.

No Som Maior Esportes desta quinta-feira, 24, o ex-lateral esquerdo e o narrador da Rádio Som Maior relembraram a viagem para a Bolívia, a vitória do time com gols de Gelson e Jairo Lenzi, além de alguns pontos da caminhada do Criciúma na competição sul-americana de 1992, em que chegou às quartas-de-final, sendo eliminado pelo São Paulo, de Telê Santana.

"Foi uma viagem inesquecível até porque era a primeira viagem de um time de Santa Catarina para fora do país. Eu diria oficial, porque o Metropol foi lá atrás e foi uma excursão, eram jogos amistosos. Nós fomos direto para La Paz, de La Paz para Oruro de ônibus, nós subimos o altiplano boliviano, que é um negócio que parece que tu vai parar no céu. Sobe, sobe, sobe, mas foi muito legal. Foi uma experiência fantástica", contou Mário Lima.

Leia também: Os 30 anos da estreia do Tigre no exterior

No ano anterior, o time do interior de Santa Catarina havia conquistado o Brasil. Em 1992, desbravava a América do Sul em busca de algo até então muito distante para uma equipe desse porte: conquistar a maior competição das Américas. Por pouco, isso não aconteceu.

"Era tudo novo para gente. Do dia para a noite, foi campeão da Copa do Brasil, entrou em uma Libertadores, com um timaço dentro de campo, taticamente perfeito, tanto é que fomos campeões da primeira fase invictos. O Criciúma era uma novidade e eu sempre falo: o São Paulo só foi campeão do mundo porque fui expulso em São Paulo. Se eu tivesse jogado no Heriberto Hülse, nós tínhamos passado e nós seríamos campeões da Libertadores", relembrou Itá.

Depois de 30 anos desse momento histórico, o eterno capitão só tem lembranças boas daquela partida e daquela equipe. "Nosso time taticamente era perfeito. Nós jogávamos por música. Nós sabíamos quando um tinha de atacar. Era uma coisa muito louca. Nós tínhamos, na época, o melhor time do Brasil taticamente", afirmou ele.

Ouça as histórias da Libertadores de 1992 na íntegra:

 Veja os gols da partida San José-BOL 1 x 2 Criciúma, com narração de Lombardi Júnior e comentários de Milioli Neto:

O Criciúma abriu o placar com Gelson, em cobrança de pênalti.

O time boliviano empatou, também de pênalti.

O Tigre fechou o placar, decretando vitória, com gol de Jairo Lenzi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito