Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Há 11 anos em obras, escola de Araranguá segue inacabada

Professores ameaçam não retornar para às aulas do ano que vem, caso obra não seja concluída
Por Paulo Monteiro Araranguá, SC, 14/11/2019 - 14:21
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Já faz 11 anos que a Escola Professora Maria Garcia Pessi, localizada no Bairro Cidade Alta, em Araranguá, continua com obras inacabadas. O projeto inicial do colégio estadual previa a construção de três novos blocos, o qual apenas um foi construído e apropriado pela comunidade escolar antes mesmo de ser entregue pela empreiteira. 

De acordo com a diretora da escola, Sandra Vargas, o projeto foi totalmente revisado e a previsão para a entrega dos últimos blocos, com refeitório e banheiros novos, ficou marcada para ocorrer em abril deste ano - mas até agora nada. “A empresa pediu um aditivo para a conclusão da obra, o estado não aceitou e a empresa, em uma  última conversa, pediu a rescisão do contrato, não sendo mais a responsável pela construção”, explicou a diretora.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Alta em Araranguá (Amoca) e conselheiro da APP do Maria Garcia Pessi, Aloísio Bertoncini, a empresa ESE construções rejeitou o aditivo de R$ 489 mil assinado pelo secretário de Educação Natalino Uggioni, exigindo R$ 550 mil para a conclusão da obra.

Sandra afirma que a escola conta, atualmente, com apenas dois banheiros masculinos e dois femininos, ambos isolados na rua, para atender cerca de 1500 alunos. Além disso, o colégio ainda não conta com refeitório, o que obriga os alunos a realizarem as suas refeições na rua. “Os alunos estão revoltados, assim como toda a comunidade escolar, pais e professores. Nós não estamos procurando culpados em siglas de partidos, queremos uma solução”, ressaltou Sandra. 

Os próximos passos para a conclusão da obra segundo a Secretaria de Educação de Santa Catarina, é aguardar 15 dias para que a empresa com contrato rescindido se manifeste, e buscar por outra empreiteira. Caso uma segunda empresa não aceite o serviço, o estado deverá fazer um documento dando a obra como emergencial, assumindo o trabalho.

A diretora destaca que, caso a obra não seja concluída até o início do ano que vem, os professores da escola Maria Garcia Pessi não voltarão para o ano letivo de 2020. “Estamos há muito tempo esperando por isso, e a decisão da comunidade é terminar esse ano e não retornar em Fevereiro do ano que vem”, concluiu Sandra.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito