Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Guincho é adaptado e entregue para família de jovem em Sombrio

Acadêmicos e professores da UniSatc reformaram equipamento que ajudará na locomoção do garoto que está paralisado
Por Redação Sombrio, SC, 04/07/2022 - 16:48
Foto: Lucas Jorge/ Divulgação
Foto: Lucas Jorge/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As atividades de extensão são um dos pilares do Centro Universitário UniSatc e, pensando nisso, o curso de Engenharia Mecânica, junto de seus professores e acadêmicos, reformaram um guincho. O equipamento é utilizado pela família do jovem João Marcos Pereira, de 17 anos, de Sombrio, que se sofreu um acidente elétrico em fevereiro de 2020 e perdeu os movimentos, para mover o garoto para o banho e para a poltrona.  

"Nas doações destes dois anos, ganhamos um guincho da família da Letícia Moisés, que atendeu nossas necessidades no início, mas o João Marcos cresceu, engordou, com isto, ficou difícil de movê-lo no guincho", explica a mãe do jovem, Reni Pereira. 

Com o guincho doado pela família de Letícia Moisés, a equipe do curso de Engenharia Mecânica, reformou o equipamento, fazendo as adaptações necessárias para que ficasse simples de ser manuseado, inclusive instalando uma parte eletrônica para que a família não precise fazer muita força para o deslocamento. 

"Para a adaptação do guincho fomos até a casa do João Marcos e fizemos as medições com os professores e auxílio dos nossos bolsistas. Fabricamos praticamente tudo novo, inclusive um motor e parte eletrônica com segurança anti-choque. Fizemos muitos testes para que tenha muita segurança e não necessite de mudanças futuras", conta o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UniSatc, Luiz Carlos de Cesaro Cavaler.  

Família busca melhor qualidade de vida para o jovem 

No mesmo acidente que deixou João Marcos paralisado, o pai do garoto veio a falecer. Mesmo com todas as dificuldades a família se uniu e com ajuda de doações vêm conseguindo dar uma condição melhor para o tratamento do jovem.  

"Nós estamos sempre procurando uma melhor qualidade de vida para ele e para mim, pedimos socorro para a Satc, no setor da Engenharia Mecânica e fomos muito bem atendidos. Com essa adaptação eu poderei retirar o João Marcos da cama, levá-lo ao banheiro para o banho, pôr na poltrona ou na cadeira de rodas de forma que não fique pesado para mim ou para quem está cuidando. O professor Cavaler que intermediou e junto dos demais professores e alunos adaptaram o guincho deixando mais leve com uma dinâmica melhor", afirma a mãe de João. 

Além do guincho, o curso também está adaptando a poltrona para o melhor conforto do João Marcos. "Nós sempre buscamos apoiar atividades de extensão, envolvendo alunos e professores. Todo semestre buscamos entregar algo para a comunidade, prestando suporte e auxiliando nesses projetos, inclusive, já temos outros projetos para entregar até o fim do ano. É um pouco do que a gente pode contribuir para a sociedade que tanto aposta nos nossos alunos", explica o coordenador do curso.  

O trabalho de reforma do guincho foi realizado pelos alunos da 3ª fase do técnico de Mecânica Larissa Comin e André de Zan Lavina. Além dos bolsistas da Engenharia Mecânica Hadrian Martins, Natan Damian Crozetta, Douglas Francisco Alves e Karoline de Villa Machinski. Sob orientação dos professores Fábio Peruch, Douglas de Medeiros Deolindo, Richard de Medeiros Castro e Gilson de March. 

Ajuda para João Marcos 

Para quem quiser conhecer um pouco mais da história de João Marcos e quiser ajudar a família, as informações sobre o jovem e como doar podem ser conseguidas através do perfil do Instagram @joaomps_ . 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito