Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Guidi fala sobre mudança para o PL: "decisão muito bem pensada"

Político concedeu entrevista ao programa Adelor Lessa; veja o que ele disse
Por Renan Medeiros 05/04/2024 - 10:50 Atualizado em 05/04/2024 - 10:55
Foto: Renan Medeiros/4oito
Foto: Renan Medeiros/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em movimento que dá início a um novo capítulo na política de Criciúma, o deputado federal licenciado e secretário de Estado Ricardo Guidi anunciou a filiação ao PL, partido pelo qual será candidato a prefeito. A decisão põe fim às especulações sobre o futuro político e destaca o desligamento PSD, por onde Guidi precisaria enfrentar uma difícil disputa interna contra Arleu da Silveira pela candidatura.

O político foi entrevistado nesta sexta-feira (5) no programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior, também com a participação da jornalista Maga Stopassoli.

Ouça, abaixo, na íntegra (o texto continua a seguir):


Veja o que disse Ricardo Guidi

Saída do PSD

Foi uma decisão muito bem pensada. Eu acho que tem muitos amigos e muitos apoiadores no partido que eu saí. Isso pesa muito na nossa decisão. A grande maioria dos apoiadores da região sempre se mostrou muito ao meu lado e querendo estar junto. Mas, infelizmente, foi feita uma opção diferente do nosso projeto e eu vi que as portas se fecharam. E eu tinha que buscar um novo caminho. 

Entrada no PL

Quando aceitei o convite do governador Jorginho Mello para ser secretário, ele garantiu que me daria o apoio para ser candidato a prefeito (pelo PSD). E eu garanti para ele que o PL seria o candidato a vice. O convite para vir para o PL tem pouco mais de um mês, é recente. Eu sempre afirmei para o governador que eu seria e lutaria até o fim para ser candidato pelo partido que eu estava. E foi isso que eu fiz. Quando eu vi que não tinha mais alternativa, não tinha mais caminho, que as portas estavam fechadas, eu tive que procurar o meu caminho. Eu acho que vai ser uma relação boa, respeitosa para todos nós.

Apoio de Jorginho Mello

Eu aceitei o convite do governador Jorginho Mello para encarar essa pré-candidatura. Mas, principalmente, o que me convenceu foi a parceria para governar. Trazendo investimentos vultosos, tem obras aí de valor bastante caro e que são fundamentais, porque, infelizmente, no município fica o menor montante dos recursos e é aqui que estão os problemas. Mas o governador garantiu que Criciúma vai ser prioridade do Governo do Estado, e eu acredito muito nisso. Não só com recursos, mas eu fui além. Eu falei que além de recursos eu preciso do olhar do Governo do Estado para ajudar a atrair investimentos para Criciúma. Há mais de 20 anos não se instala, na nossa cidade, empresas de porte médio para grande.

Definição do candidato a vice

Até amanhã (sábado) é o prazo de filiação. Depois a gente tem até final de julho, início de agosto, que é o prazo das convenções, para definir a chapa. Eu acho que vai ser um período de muito diálogo, muita análise, ver quem agrega mais, quem agrega mais no projeto. Porque, às vezes, a pessoa tem um perfil muito parecido, o candidato a prefeito e o vice. É importante, eu entendo, que tenha perfis diferentes, que um possa agregar ao outro. Mas eu fico muito feliz e lisonjeado de ver grandes nomes sendo cogitados para ser meu vice, com vontade de ser, de participar. Posso dizer que praticamente todos estão dizendo: ‘eu quero ser, mas se eu não for eu estou junto do mesmo jeito’.

Possíveis nomes

Posso citar alguns nomes. O vereador Paulo Ferrarezi, uma pessoa que eu vejo como uma grande liderança comunitária, tem um espírito público imenso, tenho uma admiração muito grande pelo trabalho dele lá no MDB. No PP, também tem grandes nomes, o próprio Júlio Kaminski, vereador, que hoje tem se apresentado, mas vejo também o vereador, que assumiu agora recentemente, por um bom período, o Miguel Pierini, uma liderança importante da região do Rio Maina, o vereador Miri Dagostim, que também é uma liderança importante da área agrícola. Então, assim, muitos nomes, e a gente tem outros partidos conversando, o próprio Acélio Casagrande, vejo que é uma pessoa que tem uma história, conhece muito de administração pública, é um nome forte que chegou a se falar recentemente, que poderia estar participando. 

Planos de um possível governo

A gente imagina muita coisa. Agora, mais do que nunca, nós vamos ouvir ainda mais o povo criciumense, porque a gente quer fazer uma Criciúma para todos, uma Criciúma para as pessoas. Há questões de infraestrutura que são fundamentais, anel viário que está precisando de uma revitalização em alguns trechos, elevado em outros. Toda a área urbana da cidade. Melhorar a qualidade na educação, sempre tem que melhorar. A gente só consegue transformar a vida das pessoas através da educação. Agilidade na área da saúde, uma saúde mais humanizada. Mas a gente vai conversar. Temos grupos de apoiadores nas mais variadas áreas e a gente vai ouvir os técnicos para fazer um plano de governo, pensar a Criciúma para o futuro.

Influências do pai, Altair Guidi

Quando meu pai foi prefeito, ele expressou muito no futuro da cidade, onde é que a gente queria chegar, pra onde que a gente iria. E trabalhou nesse sentido. Foram obras importantes, mas que não eram simplesmente obras. Elas tinham sentido. Quando ele fez o canal auxiliar do rio Criciúma, em toda a área central de Criciúma, que pouca gente sabe, isso ainda no final da década de 70, é porque era importante para a economia local que qualquer chuva o centro da cidade não alagasse. Quando ele ligou o centro aos bairros e pavimentou as principais ruas, isso é qualidade de vida. Quando criou lá o centro administrativo, o centro cultural, o centro esportivo, onde hoje é o Parque Altair Guidi, aquilo tinha o objetivo de preparar Criciúma para o futuro, atrair, tornar Criciúma uma cidade atrativa. E você vê que até hoje, quase 45 anos após, ainda é uma obra atual, uma obra de qualidade. (Temos que) trabalhar muita qualidade das obras, fazer obras com qualidade, obras pra durar.
 

Tags: eleicoes2024

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito