Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Grupo Movimento, de Siderópolis, trilha em cânion de Bom Retiro

O próximo passeio do Grupo Movimento será em Santo Amaro da Imperatriz, no dia 29 de março
Por Redação Bom Retiro - SC, 16/02/2020 - 13:52 Atualizado em 16/02/2020 - 15:29
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As atividades de trilhas do grupo Movimento, de Siderópolis, foram reiniciadas neste sábado, 15. O local escolhido foi o Cânion do Encano, situado em Bom Retiro, município da serra catarinense.

Dário Lins, guia de turismo da Eco Trilhas Serra Catarinense, explicou que o cânion foi formado pelas águas abrindo caminho há uns 150 milhões de anos, pós o surgimento da Serra Geral, criando uma ruptura entre os paredões de rocha. "No ano passado conduzimos 232 pessoas e neste ano já estamos fechando 139 com vocês. É uma trilha de estilo aquatrekking. É um percurso fantástico e insólito nas entranhas da terra. O lugar é diferente de todos os locais que vocês já conhecem. Também vão encontrar o martelo de Thor", prometeu Lins.

Não foi apenas a imponência das rochas que prenderam os olhos dos aventureiros. No caminho encontraram um gambá e espécies de rato, cobra e sapo. Experimentaram as sensações de tomar banho nas quedas de água que pareciam descer de calhas naturais e o desafio de passar por trajeto com água até a altura do pescoço. "Alguns trechos não davam pé para mim. Não sei nadar, mas com colete não senti medo. Faz apenas dois anos que descobri que gosto disso. Estou fazendo esta trilha com minha filha Bruna e estas experiências nos aproximaram, no uniram mais, foi importante para nosso relacionamento de mãe e filha", comentou Lucília França Lodetti.

Um café rural foi servido pela família de Margarete Simiano. O grupo saboreou os tradicionais produtos como bolachas, bolos, pães, mel, queijo, torresmo e geleia de pêssego. Também experimentaram a rabada de milho, um prato exclusivo da região, criado na década de 70 pelo professor Jair Waltrick Córdova, conhecido como tio Jajá. "Nós preparamos pedaços de carne de gado, socas de espigas de milho e alguns grãos inteiros. Pra engrossar o caldo ralamos uma parte do milho e fazemos um mingau que acrescentamos ao final. Para temperar usamos caldo de galinha", explicou Margarete.

O próximo passeio do Grupo Movimento será em Santo Amaro da Imperatriz, no dia 29 de março. Interessado podem entrar em contato com a organizadora, Josiani Carla Ronsoni, pelo celular (48 – 999763090) ou pelo Instagram (@gpmovimento).

Para saber mais sobre a história e organização deste grupo, assista o documentário Nas Trilhas com Grupo Movimento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito