Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Grupo de teatro de Nova Veneza participa de intercâmbio na Serra Gaúcha

Apresentações acontecem em Morro Reuter e Gramado
Por Redação Nova Veneza, SC, 18/01/2023 - 21:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Cyathus Teatro de Animação, de Nova Veneza, está participando de uma residência artística no Vale Arvoredo, em Morro Reuter, no Rio Grande do Sul. O bonequeiro Marcelo Ciepielewski ainda se apresenta no sábado (21), na cidade de Gramado, durante a programação do 3º Gramado Tem Bonecos, com espetáculo de Pulcinella, "Da Rosa e o Mostro".

Durante o encontro, a companhia participou da oficina "O segredo do Mamulengo", tratando o teatro de bonecos brasileiro, ministrado pelo Mestre mamulengueiro, Chico Simões, de Brasília. Ele elogiou o catarinense, dizendo que Marcelo é um artista de vanguarda. "Sabe que a tradição precisa se atualizar para sobreviver e que a modernidade precisa da tradição para ter identidade", comentou.

Durante a oficina, Marcelo apresentou o trabalho que vem pesquisando, o Pulcinella. "Ele traz esse tradicional personagem e teatro italiano para o solo e com sotaque brasileiro, adaptando cenas e situações que nos remetem a tradição, mas sem esquecer a atualidade local onde estamos inseridos", comentou Simões.

Marcelo Ciepielewski participou da vivência com grupos da Argentina, Uruguai, Brasília, Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. "A vivência traz ensinamentos do teatro popular de bonecos. Aprimorando a técnica, e trocando conhecimento, o que viabiliza a continuidade do trabalho do Grupo. A experiência também fomenta a cidade de Nova Veneza, de certa forma, por ser uma forma de facilitar futuros intercâmbios", comentou.

No início do ano passado, em 2022 ele esteve na cidade de Guaxupé, em Minas Gerais, também realizando intercâmbios. "Quem sabe, no próximo ano possamos viabilizar um encontro em Nova Veneza, trazendo teatro de qualidade", projeta.

Apresentação em Gramado

Já quando a apresentação em Gramado, o artista residente em Nova Veneza lembra que é uma cidade turística referência para o teatro de bonecos. "Levando o nome de Nova Veneza para uma cidade turística, o que tem importância em mostrar que há produção cultural por aqui", comenta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito