Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo Federal anuncia investimentos para os pescadores artesanais; Sul será contemplado

No fim de julho, as seis colônias da região reuniram pleitos para encaminharem ao Ministério da Pesca e Aquicultura
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 07/08/2023 - 11:05 Atualizado em 07/08/2023 - 11:07
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pescadores artesanais de Santa Catarina estiveram reunidos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na semana passada, para entregar reivindicações frente às adversidades da profissão. Em 27 de julho, uma reunião na Colônia Z-33, em Balneário Rincão, com o presidente da Federação de Pescadores do Estado (Fepesc), Ivo da Silva, também tratou sobre a situação. 

Na oportunidade, pleitos foram reunidos pelos pescadores das seis colônias do Sul: Balneário Rincão, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Passo de Torres, Araranguá e São João do Sul, para, depois serem levados ao presidente. "Nós apresentamos o documento ao ministro André de Paula", comenta Da Silva. A reunião entre os trabalhadores e o Governo Federal ocorreu em 2 de agosto, durante o lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal. 

O programa prevê sete ações de assistência e políticas públicas. O investimento é de aproximadamente R$ 154 milhões para a população formada por pescadores indígenas, mulheres negras, comunidades caiçaras, marisqueiras, jangadeiros, vazanteiros, ribeirinhos, extrativistas, pescadores quilombolas.

"Em Santa Catarina, nós temos alguns gargalos, como o problema com as carteiras dos pescadores, licenças de pesca e programas que não chegam aos pescadores. Então, foi afirmado que haverá uma fiscalização atuante para que as ações cheguem aos trabalhadores", afirma o presidente da Fepesc. 

Ouça a entrevista completa com Ivo da Silva:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito