Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo de SC estima crescimento de 3,7% do PIB em 2023

Setor de serviços puxou a alta, enquanto a indústria teve retração
Por Renan Medeiros 11/03/2024 - 13:08 Atualizado em 11/03/2024 - 13:47
Foto: Ricardo Trida/Secom
Foto: Ricardo Trida/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo do Estado estima que o Produto Interno Bruto (PIB) catarinense cresceu 3,7% em 2023. O valor foi calculado pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), com base em indicadores econômicos do ano passado. O número oficial ainda não foi divulgado pelo IBGE, o que deve ocorrer apenas no fim de 2025.

De acordo com o levantamento do Governo do Estado, o PIB de Santa Catarina em 2023 passou de R$ 505 bilhões. O crescimento estimado de 3,7%, se confirmado, representa uma alta acima da nacional, de 2,9%. Os números constam no Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, lançado nesta segunda-feira (11).

“É mais uma prova de que Santa Catarina é diferenciada. O empreendedorismo e a inovação do nosso povo sempre se apresentam nesses bons resultados para economia do nosso estado”, afirma o governador, Jorginho Mello (PL).

A alta foi impulsionada pelo setor de serviços, que cresceu 4,7%, com destaque para transportes, comércio, alojamento e alimentação e dos demais serviços prestados às famílias.

O volume de atividades turísticas no estado teve também um crescimento de 6,7% no ano passado.

A indústria de transformação, no entanto, fechou 2023 no negativo pelo segundo ano consecutivo, quando retraiu 1,4%. De acordo com o Governo do Estado, a retração foi influenciada pelas taxas de juros praticadas no Brasil e no mundo, que retraíram a demanda interna e o comércio mundial.

O crescimento do PIB estadual em 2022, inicialmente estimado pelo Governo do Estado em 3%, foi revisado para 2,8%. O valor oficial será divulgado pelo IBGE no fim deste ano. A alta do PIB de 2021 havia sido calculada pela então Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico em 8,7%, mas o IBGE apontou um crescimento menor, de 6,8%, ainda assim o quarto maior do Brasil.

Menor taxa de desocupação

Como o portal 4oito já havia noticiado em fevereiro, Santa Catarina voltou a ter a menor taxa de desocupação do país no último trimestre do ano passado, de 3,2%, em comparação com a média nacional de 7,4%.

O estado também o maior percentual de trabalhadores do setor privado com carteira assinada, o menor percentual de trabalhadores na informalidade do país, a menor taxa de subutilização da força de trabalho e também o menor percentual de desalentados.

Sobre o Boletim de Indicadores

O Boletim de Indicadores é atualizado trimestralmente propiciando o monitoramento do nível da atividade econômica do Estado, sua comparação com o País e o delineamento das tendências em curto prazo da economia.

Os maiores detalhes do comportamento do PIB, seus setores e subsetores podem ser observados nessa edição do boletim.

A publicação aborda ainda as mais recentes estatísticas oficiais do mercado de trabalho em Santa Catarina, abrangendo informações tanto no que se refere aos empregos formais como em relação a ocupação da mão de obra em geral. Também são apresentados dados e análises sobre a produção agrícola e industrial, volume de vendas e receitas do comércio, balança comercial, as expectativas dos atores econômicos, entre outros.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito