Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo de Içara busca auxiliar no diagnóstico de hepatites virais

Cerca de 100 profissionais acompanharam a palestra com o médico Eduardo Campos de Oliveira
Por Redação Criciúma - SC, 25/07/2019 - 13:55
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um grave problema de saúde no Brasil, as hepatites virais são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, o que aumenta a preocupação e a busca por providenciar diagnósticos mais precisos. O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa DST/HIV/AIDS reuniu os profissionais de saúde em uma ação de Capacitação de Hepatites Virais. 

Com o tema Plano de Eliminação do Vírus da Hepatite C no Brasil, aproximadamente 100 participantes acompanharam uma palestra proferida pelo médico infectologista, Eduardo Campos de Oliveira, no Clube Ipiranga, centro de Içara. 

Conforme o Dr. Eduardo, ações como esta são muito importantes no sentido de sensibilizar os profissionais para este grave problema. "Os casos de hepatites virais, especialmente a hepatite C são relevantes no contexto nacional. O estado de Santa Catarina está em quarto colocado em nível nacional em número de casos de portadores de hepatite, então temos o compromisso de ampliar o acesso ao diagnostico e proporcionar o tratamento a essas pessoas", ressaltou. 

"É fundamental que as pessoas se previnam com a realização de testes rápidos que ofertamos em todas as unidades de saúde, pois é uma doença que pode evoluir para algo mais grave e se descoberta de maneira precoce, é possível a cura", alertou a psicóloga do Programa DST/HIV/AIDS, Samira Abdenur. 

A secretária Municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos, destaca que quanto mais os profissionais estiverem preparados, melhor será a condição para o atendimento e orientação ao paciente. "Atualmente temos cerca de 200 pacientes atendidos em Içara, contabilizando também o Balneário Rincão que utiliza nossos serviços. É um número significativo e nos preocupa, portanto a questão da prevenção é essencial e isso passa pela capacitação de nossa equipe", comentou.   

Em alguns casos em que as hepatites apresentam sintomas, estes podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Tags: içara

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito