Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo de Criciúma realiza ato "O Paço Doa Vida" em alusão ao mês da doação de sangue

Após o evento que aconteceu nesta segunda-feira, profissionais do município se dirigiram até o Hemosc
Por Redação Criciúma, SC, 13/06/2022 - 20:49
Foto: Divulgação/ Decom
Foto: Divulgação/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No mês de conscientização à doação de sangue, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia) de Criciúma, realizou nesta segunda-feira (13) o ato "O Paço Doa Vida", com o objetivo de incentivar os criciumenses a realizarem a doação. Após o evento que aconteceu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal, os profissionais do município se dirigiram até o Hemosc, onde doaram sangue.

"O ato é muito importante para chamar a atenção da sociedade, já que o Hemosc está enfrentando o problema na baixa procura por doações. A ação vai contribuir para que o banco de sangue fique devidamente abastecido", afirmou o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira.

Além de ser um ato de solidariedade, a doação de sangue é essencial para pessoas que estão à espera de cirurgias complexas ou tratamentos de urgência. Segundo o coordenador técnico do Hemosc de Criciúma, Rafael Luiz da Silva, as doações caíram, principalmente nas últimas semanas. A média de captação diária está em 46 bolsas de sangue. "Incentivar a doação é muito importante, pois muitos pacientes estão à espera desse recurso que pode salvar suas vidas. Através de uma simples ação, é possível ajudar até quatro pessoas, devido aos múltiplos componentes de cada tipo de sangue doado", ressaltou.

O procedimento de doação é realizado em ambiente adequado e com materiais descartáveis, ou seja, o doador não é exposto a qualquer tipo de contaminação. O volume de sangue coletado é aproximadamente 450 ml, quantidade reposta rapidamente ao organismo.

Para doar é preciso:

- Ter idade entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, ambos portando documento oficial);

- Idade máxima de 60 anos, 11 meses e 29 dias para a primeira doação;

- Pesar acima de 50 quilos (com desconto de vestimentas);

- Estar bem alimentado (alimentos leves e não ricos em gordura nas últimas 4 horas que antecedem a doação);

- Estar bem hidratado;

- Apresentar documento emitido por órgão oficial com foto que permita a identificação do mesmo;

- Estar saudável.

Para mais informações, entre em contato com o Hemosc de Criciúma:

(48) 3444-7414

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito