Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Giro Henrique Lodetti: novo ponto turístico movimentará o coração de Criciúma (FOTOS)

Iniciativa visa ser um ponto gastronômico no Centro da cidade e promete reviver a região da rua Henrique Lage
Por Redação Criciúma, SC, 31/05/2022 - 14:21

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma mistura de tradição com a modernidade, o Giro Henrique Lodetti reunirá a herança passada com o novo momento que vive o turismo de Criciúma. Aliás, 'Giro' em italiano é passeio, que traz um significado ainda maior no objetivo do ponto turístico no coração da cidade. Ligação com a rua Henrique Lage, um dos pontos de comércio mais tradicionais do município, a nova rua Henrique Lodetti vai trazer um ponto gastronômico e uma nova estética, fortalecendo o comércio de rua.

A Rua Coberta será uma parceria entre o setor público e privado. De acordo com o vice-presidente do Althoff Supermercados, Ricardo Althoff, uma parte da via receberá melhorias de infraestrutura, seguindo o mesmo cronograma da instalação da via. O supermercado é proprietário de alguns espaços no local. "Temos previsto uma reforma na nossa parte, sendo que uma ou duas lojas saem para virar uma entrada facilitada para o estacionamento. Então, vamos fazer uma renovação nas lojas e melhorias no acesso para deixar o ambiente mais agradável. Esperamos que a divulgação e o interesse renovado pela região resultem em interessados para o novo ponto gastronômico importante da cidade", completou.

Ele explica que a ideia do giro impulsionará o comércio da região e transformará em uma região de serviços. "Que seja uma área de alimentação com restaurantes, cafeterias, sorveteria, um ponto de encontro para as pessoas que vão até o Centro de Criciúma, além das lojas comerciais. A nossa expectativa é que o comércio volte a abrir e tenha novos tipos de serviços, de alimentação e entretenimento", pontua.

"No coração de Criciúma, vamos construir uma Rua Coberta que trará vida novamente para a região central e valorizar o entorno. A necessidade de criação de novos usos, que tragam a população novamente a circular pela rua, vai proporcionar uma melhoria nas condições urbanas e nas edificações. O Giro Henrique Lodetti tem como objetivo iniciar o processo de renascimento urbanístico e comercial da própria Henrique Lage e o comércio de rua local", concluiu o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

História da Travessa Henrique Lodetti

A história da via e do homem que dá seu nome, Henrique Lodetti, é antiga. A denominação veio em 10 de outubro de 1973, por meio da Lei municipal n.º 1012. Enrico Lodetti, nasceu no dia 13 de setembro 1884, às 7h, na casa nove da cidade Fara Gera d'Adda, região da Lombardia, na Itália, e chegou ao Brasil com seus pais em 1890. Henrique, seu nome brasileiro, participava ativamente no desenvolvimento de Criciúma.

Henrique Lodetti morou praticamente a vida toda onde hoje é a via. "Ele amava Criciúma e amava o Brasil. Ele cresceu aqui e foi trabalhando pela cidade, montou uma fábrica de café, e depois participou muito ativamente no município. Em 1925, ele participou ativamente da emancipação de Criciúma. Ele foi um grande personagem da cidade", relembrou o neto de Henrique Lodetti, Heitor Lodetti.

A bisneta de Henrique Lodetti, Micheline Lodetti Francisco, afirma que a homenagem e a visibilidade que o nome ganhará trouxe o sentimento de felicidade para a família. "Ele foi um grande homem, e contribuiu muito com o desenvolvimento desta cidade. Na construção do Hospital São José, na fundação do Bairro da Juventude e outras tantas obras. Ele é merecedor desta homenagem, com toda certeza. Imigrante italiano que aqui chegou e construiu sua história", comemorou. "A rua ficará bonita e a família com orgulho, retorno em gratidão para o meu avó. Sempre amamos a cidade, a nossa família está há 135 anos aqui. A gente está muito contente com a boa iniciativa da prefeitura", acrescentou o neto Heitor.

Giro Henrique Lodetti

A Travessa Henrique Lodetti, que se transformará no Giro Henrique Lodetti, abrigará as novas atividades gastronômicas da cidade. Com uma extensão de 140 metros e uma área de 1.700 metros quadrados, a licitação será dividida em duas etapas: a primeira, será para a parte da construção civil, com a fundação, pavimentação, sistema de drenagem e iluminação. A segunda etapa compreende a estrutura metálica e a cobertura.

Giro foi inspirada no Passeio San Miguel, localizado em Balneário Camboriú. De acordo com a engenheira e a responsável pela gerência dos projetos da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, o edital de licitação foi lançado na última sexta-feira (27). "O investimento na travessa objetivou resgatar o público para a via, inclusive para a Henrique Lage. A intenção é ser uma nova atração turística e fortalecer o comércio de rua", explicou. "O nosso intuito é gerar um movimento naquela região e trazer um atrativo, como a travessa é no meio da Henrique Lage, vai gerar um movimento na via também, possibilitando a abertura de novos negócios", concluiu.

O giro faz parte na renovação do Centro. A prefeitura realizou um diagnóstico socioambiental, que viabilizou investimentos em torno do Rio Criciúma, com a redução da Área de Preservação Permanente (APP). Assim, foi feito uma alteração no Plano Diretor, por meio de um estudo do zoneamento. Ela também explica que isso torna os imóveis com mais potencial construtivo, no intuito de atrair investimentos.

"A nova travessa não será apenas uma obra turística, também vai contribuir com todo o entorno do local, dando vida e beneficiando também os proprietários de imóveis naquela região", afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli. O investimento será de R$ 4,3 milhões provenientes da emenda parlamentar da deputada estadual, Ada De Luca, Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) e recursos próprios.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito