Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Gestão Eficiente: parceria entre Cresol e Sebrae/SC está em fase de conclusão

Durante cerca de três meses, aproximadamente 50 cooperados receberam consultorias sobre finanças e estratégia e vendas
Por Redação Criciúma, SC, 15/10/2020 - 09:20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois de aproximadamente três meses, a Cresol e o Sebrae/SC estão em fase de conclusão do Programa Gestão Eficiente. Trata-se da união do cooperativismo e do empreendedorismo do Sul catarinense para auxiliar micro e pequenos empreendedores associados à cooperativa neste momento difícil por conta da pandemia de Coronavírus. Lançada em junho, a iniciativa atendeu cerca de 50 cooperados de 17 cidades da base Sul da Cresol – compreendida pela região de Anitápolis até Torres (RS).

O maior número de atendimentos ocorreu na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). Produtores rurais, comerciantes e prestadores de serviços estão entre os associados que receberam as consultorias do Sebrae/SC nas áreas de finanças e estratégia e vendas, como explica a colaboradora do Sebrae/SC, Daniela de Souza Corrêa.

“Cada cooperado que se inscreveu no programa teve acesso a três horas de consultoria em finanças e três horas de estratégia e vendas. Parte das consultorias ocorreu na sede da Cresol e outra parte na propriedade do empreendedor, de forma individual. Todo o trabalho foi gratuito para os associados, sendo subsidiado pela Cresol e pelo Sebrae”, destaca Daniela.

Em relação à temática finanças, os empresários aprenderam conceitos sobre custos, lucratividade, formação de preço de venda e, principalmente, sobre como assumir o controle financeiro do próprio negócio. Já em relação a estratégia e vendas, foi aplicada uma metodologia para identificação de público alvo e nichos de mercado, a fim de garantir mais assertividade sobre os clientes, o que é entregue a eles e como criar um relacionamento com essa clientela.

Helton Wiemes Dutra é sócio proprietário da agropecuária AgroRural, em Rio Fortuna, e foi um dos cooperados atendidos. Ele conta que os temas abordados são fundamentais para o bom andamento de um negócio.

“Foi interessante porque abordou assuntos que, às vezes, temos pouco conhecimento. Recebemos bastante informações sobre marketing e gestão, agora o importante é absorver e aplicar. Estamos passando por essa pandemia e penso que, se a empresa tem uma boa gestão e fluxo de caixa, ela passa de forma mais tranquila por um momento assim. Essa foi minha ideia ao participar do programa, para tentar passar da melhor forma possível por esse momento”, pontua Dutra.

Continuidade dos trabalhos

Além das consultorias previstas no Programa Gestão Eficiente, o Sebrae/SC avaliou individualmente as necessidades de cada empreendedor, o que resultou em desdobramentos para as empresas. Em alguns casos foi sugerida uma continuidade dos trabalhos por meio da aplicação de consultorias específicas sobre outros temas, tendo em vista que o Sebrae conta com soluções para todos os modelos de negócios.

O coordenador regional da Cresol Base Sul e presidente da Cresol Jaguaruna, Madson Felisbino, avalia o programa de forma positiva. “No início da pandemia já estávamos preocupados com a situação financeira dos nossos associados. O programa foi um esforço da Cresol e do Sebrae para auxiliar os cooperados nesse momento de crise. Quem participou está elogiando muito e alguns vão até continuar com a assessoria do Sebrae, conforme as suas necessidades”, ressalta.

Já o gerente regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, acrescenta que “o Sebrae está levando informações acerca de finanças e mercado, que são as áreas primordiais de uma empresa, mas é justamente onde as empresas geralmente têm seus maiores problemas. Então, sabendo atuar nestas áreas, o empresário terá uma noção mais precisa para a tomada de decisões, o que irá lhe fortalecer como gestor e também fortalecerá o seu negócio”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito