Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e Satc formalizam termo de cooperação

Objetivo é fortalecer ações que envolvem o turismo e a preservação ambiental
Por Redação Criciúma, SC, 10/06/2022 - 11:21 Atualizado em 10/06/2022 - 11:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul e a Satc são parceiros. O objetivo é ampliar os projetos em parceria para desenvolver e fortalecer o turismo. Uma ação inicial envolve a preservação do palmito Juçara, espécie nativa da Mata Atlântica.  

O termo de cooperação entre as duas instituições foi assinado nesta quinta-feira (9) entre o prefeito de Torres, Carlos Souza, presidente do Consórcio do Geoparque, e o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira. "Queremos ampliar as parcerias, promover novas ações e fortalecer o geoparque e os municípios envolvidos. Com o apoio da Satc novos projetos irão surgir", ressaltou o prefeito. 

A assinatura da parceria é a primeira que o geoparque realiza após o reconhecimento pela UNESCO como território de relevância geológica internacional. Participaram do ato o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Satc, Luciano Bilessimo, o diretor do Geoparque, Gislael Floriano, a diretora de Turismo de Torres e membro do Geoparque, Edineia Maria Pallu, e o engenheiro agrônomo e pesquisador do CT Satc, Daniel Pazini Pezente. 

A partir dessa ação, o Consórcio quer estimular novas ações para fortalecer ainda mais o projeto. O Caminhos dos Cânions do Sul é formado pelos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina, e Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul. Parceira de maneira informal do Consórcio desde 2018, a Satc quer ampliar as ações conjuntas. "Temos outras iniciativas que poderão fomentar ainda mais o turismo. Sabemos que nós, enquanto instituição de ensino e pesquisa, temos condições de contribuir para o desenvolvimento", afirmou o reitor Carlos Antônio Ferreira.  

O projeto que será implantado neste início envolve a conscientização sobre a importância do palmito Juçara. Liderado por pesquisadores do Centro Tecnológico Satc (CTSatc), a iniciativa visa trabalhar a educação ambiental. O foco serão escolas onde os profissionais estarão sensibilizando estudantes, professores e a comunidade escolar sobre a importância da preservação. Também será realizado o plantio de mudas de palmito na área do geoparque.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito