Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Geólogo da Defesa Civil diz que Serra do Rio do Rastro está “na UTI”

Projeto para evitar deslizamentos deve custar mais de R$ 20 milhões
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 25/04/2018 - 09:58 Atualizado em 25/04/2018 - 10:17

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Deslizamentos são problemas frequentes na Serra do Rio do Rastro. No início deste mês governador Eduardo Moreira esteve reunido com secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Renato Newton Ramlow para tratar da aprovação do projeto de contenção das encostas da via. O projeto deve ter quatro fases e está orçado em R$ 20 milhões. São mais de 25 pontos de contenção.

“A gente sabe que a Serra está quase na UTI. Esse projeto foi entregue para que o ministro da Integração para fazer a apreciação e viabilizar o recurso para a recuperação de 26 pontos da Serra, grande parte destes pontos estão nos trechos mais sinuosos da Serra”, explicou Humberto Alves da Silva, geólogo da Defesa Civil.

O geólogo explicou que a obra é complexa. “Vai ser um conjunto de técnicas. O Deinfra está também na fase final de licitação para recuperação do pavimento e questões de limpeza e drenagem. Então o nosso trabalho tem o foco maior na contenção”, esclareceu.

Sobre os deslizamentos

De acordo com Alves da Silva, entre os condicionantes para os deslizamentos são as infiltrações. “A chuva infiltra nas rochas, exerce uma pressão e isso potencializa a queda de blocos. O que a gente percebeu também nos trabalhos de campo é a intensificação trânsito de caminhões pesados. Então hoje também estamos recomendando que trânsito de tais equipamentos seja restringido. A recomendação é essa”, revelou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito