Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Gargalos históricos da região Sul ganham peso em ano eleitoral

Morro dos Cavalos, Anel Viário e Via Rápida concentram críticas e pressão por avanço em 2026

Por Thiago Hockmüller Criciúma, SC, 30/12/2025 - 11:18 Atualizado há meio minuto
Gargalos históricos da região Sul travam logística e desenvolvimento | Foto: Divulgação/SPDC
Gargalos históricos da região Sul travam logística e desenvolvimento | Foto: Divulgação/SPDC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Gargalos históricos do Sul de Santa Catarina seguirão como as principais bandeiras da Acic (Associação Empresarial de Criciúma) em 2026. Dentro desse conjunto de pautas, estão o Morro dos Cavalos, a revitalização de trechos do Anel de Contorno Viário e a extensão da Via Rápida.

A primeira reunião ordinária da Acic deve ocorrer entre o final de janeiro e o início de fevereiro. No encontro, as lideranças da associação devem ratificar as bandeiras que têm sido comuns para a entidade nos últimos anos.

“Logicamente, se tiver que fazer alguma retificação, a gente vai fazer. Mas a gente sabe que a bandeira do nosso mandato é que se tenha um olhar sobre aquelas obras estruturantes que o Sul de Santa Catarina necessita. O Morro dos Cavalos, logicamente, é a bandeira número um até por tudo que representa”, conta o presidente da Acic, Franke Hobold.

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

Gargalos históricos em debate

“Anel de Contorno Viário está saturado”

O Anel de Contorno Viário será uma das pautas fomentadas pela Acic em 2026. O empresário lembra que essa obra ainda não foi concluída, entretanto, diversos trechos já demandam reparos.

“Ela não vê reparos ou não vê uma melhoria nos últimos, 10, 15 anos. Então, tem alguns trechos já do Anel de Contorno Viário que estão saturados, que precisam ser olhados. Talvez fazer uma terceira pista, tem lugares que vão precisar de um planejamento. Sem dúvida nenhuma, será pauta de discussão”, avalia.

Presidente da Acic destaca a infraestrutura do Sul de Santa Catarina como prioridade | Foto: Deize Felisberto/Acic/4oito

Custo da extensão da Via Rápida precisa reduzir

A extensão da Via Rápida vai ganhar peso em 2026. A Acic entende a importância desta obra para desafogar o trânsito em direção ao Balneário Rincão, mas também como uma um canal para o desenvolmento do turismo. Hobold explica que é necessário debate, uma vez que o projeto existente é caro e dificilmente será executado nos moldes atuais.

“Nós temos que retomar a discussão. É uma rodovia importante, principalmente no verão, mas nós temos que também saber que os cofres do governo não são infinitos. Precisamos ter essa coerência de sentar com as lideranças regionais, prefeituras e discutir o tema”, explica.

Estas são apenas algumas das pautas que estão na lista da Acic, que contempla ainda o Porto de Imbituba, Aeroporto de Jaguaruna e a duplicação da SC-108 entre Criciúma e Urussanga, entre outras pautas ligadas a infraestrutura. 

Custo da extensão da Via Rápida segue em debate no Sul de SC | Foto: Divulgação/Decom/4oito

Voto pelo Sul

Com mais um ano eleitoral se aproximando, a Acic planeja retomar, entre os meses de abril e maio, a campanha ‘Voto pelo Sul’, que marcou a atuação da associação nas eleições de 2022. Hobold acredita que a região precisa seguir representada, justamente para que as pautas avancem politicamente. “Ano que vem nós vamos trazer de novo o debate pela valorização do voto pelo Sul. Seguramente que esse debate vai acontecer na Acic”, planeja.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito