Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Futuro do carvão: reunião em Brasília define novos rumos da transição energética

Encontro reuniu representantes e autoridades do setor nessa quarta-feira, em Brasília
Por Stefanie Machado Criciúma (SC), 12/05/2022 - 10:57 Atualizado em 12/05/2022 - 11:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Novas ações visam um futuro mais sustentável para o carvão mineral. Um encontro para falar sobre o assunto reuniu os deputados federais que integram a Frente Parlamentar do Carvão e o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, em Brasília, nessa quarta-feira (11). Agora, expectativa é que até o início da semana que vem seja criado o comitê gestor do Programa de Transição Energética Justa (TEJ). 

Em janeiro, o Governo Federal sancionou a primeira lei de transição energética do país (Lei nº 14.299), com foco para a região carbonífera. “Aprovamos uma lei que é uma floresta de oportunidades para o Sul de Santa Catarina. Colocamos a região dentro da Casa Civil. Hoje, a Casa Civil vai coordenar esse comitê e olhar os projetos para a mudança do modelo econômico de alto carbono para baixo carbono na região Sul”, explicou Zancan em entrevista ao programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, nesta quinta-feira (12)

Segundo ele, o encontro teve como objetivo alinhar as ideias e definir os próximos passos do Programa de Transição Energética Justa. “Haverá um plano de desenvolvimento da transição energética olhando para 2040, 2050 que vem para trazer novos projetos e investimentos”, comenta o presidente da ABCM. 

Além de parlamentares catarinenses, também estiveram presentes na reunião deputados federais do Rio Grande do Sul e Paraná. Uma vez que um dos objetivos é expandir o marco legal para os outros dois estados do Sul do Brasil. Ainda, os membros da Frente Parlamentar do Carvão devem solicitar uma audiência com o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e apresentar os projetos do segmento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito