Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Furto em subestação de energia deixa bairros de 3 cidades de SC sem energia

Cabos de aterramento foram levados, provocando um curto-circuito e a interrupção do fornecimento

Por Lucas Mackowieski Criciúma, SC, 13/10/2026 - 08:20 Atualizado há 13 segundos
Furto de cabos na subestação da Celesc provocou interrupção no fornecimento de energia na região | Foto: Divulgação/4oito
Furto de cabos na subestação da Celesc provocou interrupção no fornecimento de energia na região | Foto: Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O furto de cabos de cobre em uma subestação da Celesc, no bairro Jaqueline, em Içara, provocou uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na manhã desta terça-feira (13). O problema começou por volta das 5h e afetou moradores de Içara, Criciúma e Morro da Fumaça.

Segundo o presidente da Cooperaliança, Dedê de Jesus, o suspeito cortou cabos de aterramento dos equipamentos, o que provocou um curto-circuito e um forte estrondo.

“É lamentável que, por causa do furto de cabos de cobre, a gente tenha uma parada de quase duas horas por falta de energia”, afirmou.

LEIA MAIS:

O gerente regional da Celesc, Marcelo Oliveira, confirmou o furto e informou que a ocorrência afetou cerca de 1,5 mil unidades consumidoras atendidas diretamente pela companhia, além de clientes da Cooperaliança.

A energia começou a ser restabelecida durante a manhã, após manobras realizadas na rede elétrica.

Celesc deve registrar boletim de ocorrência para auxiliar na identificação dos responsáveis pelo furto | Foto: Divulgação/Especial 4oito

Energia foi restabelecida após manobras na rede

De acordo com Dedê de Jesus, a energia foi normalizada às 6h30 nos bairros afetados pela ocorrência atendidos pela Cooperaliança. Apesar disso, houve relatos de consumidores que continuavam sem luz em pontos específicos, que seriam verificados pelas equipes.

Marcelo Oliveira explicou que a Celesc conseguiu reduzir o tempo de interrupção ao transferir a carga para uma parte do sistema que não havia sido afetada.

“A gente faz uma transferência de carga para o local onde não foi afetado e, assim, consegue restabelecer mais rápido”, declarou.

O furto atingiu uma subestação que distribui energia para parte de Içara e também interfere no fornecimento a áreas atendidas por outras distribuidoras. Entre os locais afetados, houve registros de falta de energia em bairros de Criciúma e Morro da Fumaça.
 

Celesc vai registrar ocorrência para identificar suspeitos

Segundo o gerente regional, a subestação possui câmeras de vigilância, mas não conta com vigilantes presentes no local. A Celesc informou que acionará a Polícia Militar e registrará um boletim de ocorrência para tentar identificar os responsáveis.

“Com certeza, a gente vai acionar a Polícia Militar, fazer um boletim de ocorrência para poder identificar essas pessoas”, afirmou Marcelo Oliveira.

A companhia também iniciou o levantamento do material furtado e dos prejuízos causados. A expectativa informada durante a entrevista era de que a reposição dos cabos fosse concluída até as 9h.

Hospital São Donato, em Içara, utilizou gerador durante parte da interrupção no fornecimento de energia | Foto: Divulgação/4oito

Hospital São Donato utilizou gerador

Em Içara, o Hospital São Donato precisou utilizar um gerador durante parte da madrugada e do início da manhã por causa da interrupção no fornecimento de energia.

O caso voltou a chamar a atenção para os riscos e os transtornos provocados pelo furto de cabos em estruturas elétricas. Além dos danos aos equipamentos, esse tipo de ocorrência pode deixar milhares de consumidores sem energia.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito