Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Frio vai embora no domingo

Temperaturas dos últimos dias vem surpreendendo, mas logo elas darão lugar ao calor mais intenso
Por Erik Behenck Criciúma, SC, 06/12/2018 - 09:55
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Nos últimos dias a temperatura tem surpreendido no Sul Catarinense, algo que deve mudar a partir de domingo. Conforme o climatologista Márcio Sônego, a madrugada de terça-feira foi a mais fria da Primavera. Na estação da Satc, os termômetros marcaram 9,7ºC. Na Unesc, 10,5ºC. Não fazia tanto frio desde o dia 8 de setembro. A situação não é comum, sendo formada devido a alguns fatores, como a falta de chuvas fortes.

“O tempo tem se mantido estável com o céu limpo, isso permite pouca humidade e faz com que o calor da serra vá para o espaço, tem também a influência de uma massa de ar polar. Na sexta-feira volta cair a temperatura”, explica Sônego. “Essa queda de temperatura não é tão comum. Na estação de São Joaquim pode ter geada durante qualquer noite do ano. A média de temperatura para a madrugada é de 17ºC e para as tardes, de 30ºC. A partir de domingo, essa questão regulariza”, completa.

Mar para o verão

Sônego frisa que a água do marca será fria, não gelada. Em janeiro poderá marcar 23ºC. “O oceano está com 21ºC e fica um pouco agitado nos próximos dias. Ele vai no máximo aos 25ºC no fim de fevereiro e começo de março. A radiação é mais forte agora em dezembro, só que a temperatura da água demora para esquentar, já que é uma massa muito grande”, conta o climatologista. Correntes de águas geladas vindas das Ilhas Maldivas podem baixar a temperatura.

O verão começa no dia 21 deste mês e segue até 20 de março. Os termômetros devem marcar temperaturas agradáveis para o período. “Em janeiro e fevereiro, a temperatura deve ficar acima da média histórica, que é de 31ºC, sem frio forte. Terá a predominância de bom tempo”, afirma. Além do sol, as tradicionais pancadas de chuva desta época serão constantes. “Chove uma média de 200 milímetros nos próximos meses, então vai ser um Verão adequado para ir à praia e também para a agricultura”, detalha.

Próximos dias

Sônego diz que a temperatura continuará baixa até domingo, quando começa a esquentar. “Na semana que vem, com uma massa de ar tropical, pode chegar aos 35ºC. Chove agora na sexta-feira, pouca coisa, e depois somente no dia 13”, revela. Uma questão que chama atenção é a falta de precipitações na região entre a BR-101 e as praias.