Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fotógrafo de Brasília visita Nova Veneza para registrar o Carnevale

O documentarista já tem um livro publicado sobre os mascarados de Veneza, na Itália
Por Redação Nova Veneza, SC, 18/06/2022 - 15:11 Atualizado em 18/06/2022 - 19:17
Foto: Lucas Sabino/ Assessoria de Imprensa
Foto: Lucas Sabino/ Assessoria de Imprensa

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O fotógrafo brasiliense Francisco Andrade percorre o país e o exterior atrás das mais variadas culturas e festas regionais, mas todas têm algo em comum: os foliões que usam máscaras. E assim ele chegou em Nova Veneza, para registar os encantos e mistérios do Carnevale Di Venezia, que ocorre neste sábado (18), a partir das 20 horas, no Centro da cidade.

Andrade já tem um livro publicado sobre o tema, o Cenas Venezianas foi lançado em 2019. Nele, o documentarista conta a história de bailes de Veneza, na Itália, onde acompanhou as festas durante quatro anos. "Sempre tive o desejo de colocar em prática um projeto cultural e os carnavais de máscara foram os que eu sempre fui fascinado. E esta ideia foi realizada em duas etapas, a primeira em Veneza, porque lá é a raiz de todos os carnavais que existem pelo mundo", conta.

Agora, o foco do projeto é documentar todos os carnavais de máscaras do Brasil. Para isso, Andrade está viajando o país atrás de festas deste tipo. "A segunda parte é fotografar o carnaval de máscara no Brasil e Nova Veneza não poderia ficar de fora, é um dos carnavais mais importantes que temos. Em outras regiões temos muitas festas onde as pessoas vão fantasiadas cobrindo o rosto", afirma.

O documentarista fala que chama atenção ao fotografar este tipo de festa e o faz refletir, é que nunca conheceu os personagens sem o uso do adereço. "O carnaval de máscara sempre me fascinou, desperta o imaginário, a paixão, a sensualidade e o mistério. Por exemplo, eu fotografei quatro anos em Veneza e não sei quem estava por trás das máscaras. Os personagens podem até lembrar de mim e eu percebo isso quando eles fazem algum gesto, mas eu nunca os vi", comenta o fotógrafo

Já é a segunda vez que o fotógrafo vem à Nova Veneza, a primeira foi em 2019. "Nova Veneza é uma surpresa, muito boa para mim. Depois que vim pela primeira vez, descobri que a cidade tem um potencial muito grande na área do turismo, o povo é muito acolhedor e isso é algo bem marcante no povo daqui. O Carnevale é uma expressão cultural muito forte e que tem um potencial muito grande. E o que já se percebe é que o município já soube desenvolver e por isso atrai pessoas de todo o país", conclui Andrade.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito