Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fórum Parlamentar Catarinense pressiona governo por reposição de médicos

Coordenador alega que Santa Catarina está com a estrutura da atenção médica comprometida após a saída dos cubanos
Por Redação Brasília, DF, 13/06/2019 - 21:10
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense (FPC), deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB), foi enfático ao cobrar o secretário de atenção primária à Saúde, Dr. Erno Harzheim. Ele afirmou em audiência na sede do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, dia 12, que o Estado não pode ficar sem a substituição urgente desses profissionais no atendimento básico à saúde. 

“Diariamente recebo ligações de prefeitos e secretários demonstrando preocupação para atender às demandas de saúde do seu município. A gente sabe que, com o fim do programa Mais Médicos, isso virou uma dor de cabeça para muita gente. Por isso esta reunião foi de extrema importância para esclarecer as coisas e mostrar que não vamos aceitar que o estado seja penalizado”, argumentou o coordenador do FPC. 

No encontro, o secretário explicou aos parlamentares catarinenses que o governo federal está em fase de desenvolvimento de um novo programa que deve substituir o “Mais Médicos”. Segundo Harzheim, os detalhes do novo formato estão sendo definidos, mas ele adiantou que haverá mudanças significativas no processo seletivo, na forma de remuneração dos médicos e até a possibilidade de premiação da equipe médica por mérito. 

“A conversa foi bem positiva e temos uma grande expectativa para a mudança do Programa. Mesmo assim, uma das nossas preocupações é com o atendimento emergencial, para as cidades que estão sem atendimento médico agora. E neste ponto o secretário se comprometeu a tentar encontrar um meio, já que o nosso estado é o que mais perdeu vagas proporcionalmente”, concluiu Peninha. 

Participaram do encontro também os deputados: deputada Carmen Zanotto (Cidadania), Ângela Amin (PP), Celso Maldaner (MDB) e Hélio Costa (PRB), além de representantes da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito