Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Forquilhinha entra em clima de Heimatfest

Evento começa nesta quarta-feira e oferece muitas atrações na cidade mais germânica do Sul catarinense
Por Redação Forquilhinha, SC, 19/04/2022 - 17:37 Atualizado em 19/04/2022 - 17:39
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A cidade de Forquilhinha está no clima da 10ª edição da HeimatFest que inicia nesta quarta-feira (20) e vai até 26 de abril, na praça dos Imigrantes Alemães. O evento tem por objetivo o fortalecimento cultural e gastronômico de Forquilhinha, sendo reconhecida regionalmente como a cidade mais germânica do sul de Santa Catarina, a programação voltou às suas origens e dará ênfase para a germanização do evento e valorização dos agentes culturais locais.  “Shows culturais, gastronomia, desfile histórico e alegórico fazem parte da programação. Além de contar com as comunidades e associações envolvidas na organização e na realização de diversas atividades, desde gastronomia até desfiles”, comenta o diretor de eventos, Márcio André Eyng.

A Rua Coberta e o Musik Platz serão palcos com apresentações gratuitas com diversas bandas e artistas, incluindo as tradicionais marchinhas alemãs. 

“A Heimatfest volta às suas origens com uma programação especial para as famílias de Forquilhinha e região. Estamos muito felizes em contar com a participação das comunidades e esperamos a todos os visitantes durante os dias de festa. A minha gratidão aos organizadores e voluntários que não mediram esforços para que pudéssemos promover um evento deste porte”, conclui o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

Abertura oficial 

A abertura oficial está marcada para essa quarta-feira, véspera de feriado, dia 20, a partir das 19h30 com a participação de diversas autoridades. A abertura do Bier Garten, Espaços Gastronômicos e Exposições será às 18h. Já para encerram as atividades do dia as bandas Estrela de Ouro (típica alemã), no palco principal e HeimatMusikanten (típica alemã), no palco Musik Platz.

Dia da Integração Multicultural

O Dia de Integração Multicultural acontecerá na quinta-feira, dia 21, feriado nacional, com o encontro de músicos de diversos estilos, entre eles: HeimatMusikanten (música alemã); Mr Edge (pop rock nacional); Arritmia (samba e pagode) e participação de integrantes do Roba da Ciodi (música italiana), Matusa, Anddy Cardozo, Sapato Velho, Três e Um entre outros músicos convidados. Já às 16h, iniciam as apresentações de danças folclóricas com Immerfroh VolksTanzGruppe de Forquilhinha; Orzel Bialy (Polonês, de Criciúma); Grupo Ítalo-Brasileiro, de Nova Veneza. Outra atração será o Bailinho na praça, a partir das 17h, com HeimatMusikanten (típica alemã), e às 19h30, a Banda típica Estrela de Ouro (típica alemã) volta ao palco principal.

No Musik Platz, a partir das 17h, Banda Direito de Igualdade (Reggae), Banda Matusa (Nacional/Internacional) e encerra com a Banda Sapato Velho (Pop Rock).

Baile da Terceira Idade e shows culturais

A sexta-feira, dia 22, será marcada pelo Baile da Terceira Idade, a partir das 13h30, com Marca do Pampas. Ainda na programação, as bandas HeimatMusikanten (típica alemã) e Estrela de Ouro (típica alemã). No Musik Platz, a partir das 21h30, os shows das bandas Humanação (típica alemã), e Anddy Cardozo e Banda (Pop Rock).

Desfile da Integração Histórico-Cultural

No sábado, dia 23, a programação inicia com a Banda HeimatMusikanten (típica alemã), a partir das 11h. Um dos momentos mais esperados será o desfile que contará a história do município, percorrendo as ruas do Cinquentenário e a Professor Arlindo Junkes, no entorno da praça dos Alemães. E no início da noite, a Banda típica Choppmotorad (típica alemã) anima o palco principal. No Musik Platz, as apresentações ficam por conta das bandas Blinke (pop/rock), Uhul (típica alemã) e Três e Um (sertanejo).

Canto, encontro de bandas e HeimatFolia

Apresentação do HeimatSängers, um grupo de canto alemão, encontro de Bandas de Sopro e Percussão são as principais atrações da manhã de domingo, dia 24. Já a tarde, a animação fica por conta da Banda HeimatMusikanten (típica alemã). Já às 16h, o Desfile Alegórico HeimatFolia e ainda na programação musical as bandas Choppmotorrad (típica alemã) e Banda Mate Amargo (música gaúcha).

Homenagens

Uma Sessão Solene em Homenagem aos Cidadãos de Forquilhinha acontecerá na segunda, dia 25, às 19h, na Câmara de Vereadores. Após a sessão, um show com a dupla Brenno e Edu, na praça dos Imigrantes Alemães.

Aniversário da cidade

Já dia 26, a comemoração do aniversário da cidade contará com a Praça Gastronômica, o Ônibus da Alegria e Kinder Platz (Espaço Criança) a partir das 14h. Uma Benção ao Município está programada para às 16h e o Corte do Bolo em homenagem aos 110 anos de Colonização e 33 anos de Emancipação Político-Administrativa de Forquilhinha, às 16h30. Após, quem anima a festa a partir das 17h será Jardel e Banda e às 20h30, a dupla Jean Lucas e Dany. Ainda para comemorar a data, às 19h30, o lançamento do Livro "Emancipação de Forquilhinha - O que eu vi e vivi”, de Vanderlei Luiz Ricken Hotel Oma Zita.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito