Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fornecimento de energia deve normalizar apenas no sábado

Mais de 23 mil unidades consumidoras estão sem energia no sul do estado. Celesc está com atendimento sobrecarregado
Por Guilherme Nuernberg Criciúma - SC, 01/07/2020 - 09:18 Atualizado em 01/07/2020 - 09:26
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Praticamente 23% de Santa Catarina está sem energia na manhã desta terça-feira, 1, por conta do temporal e o vendavel que atinge o estado desde ontem. São aproximadamente 745 mil unidades consumidoras sem energia. Na região Sul, a menos atingida, são 23 mil unidades sem energia elétrica.

Em Criciúma, 8 mil unidades estão desligadas, de acordo com o gerente da Divisão Tecnica do Núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande. "Parecia que iriamos escapar, mas não escapamos. O número de chamadas está fora do comum. Estamos a muitos anos no setor elétrico e jamais tinha passado por uma situação como a que estamos vivendo hoje", relatou.

Confira também:

Oito óbitos e muitos estragos com o ciclone extratropical em Santa Catarina

Vento chegou a 134 km/h na Barragem do Rio São Bento

Detalhamento da falta de energia por município em SC / Foto: Reprodução

Os problemas mais comuns são de quedas de árvores na rede energizada, ocasionando o rompimento dos cabos. "Esse procedimento exige bastante pessoas, é trabalhoso, e com o volume de casos dessa natureza, os atrasos vão se somando", explicou. Quem estiver necessitando de um atendimento de urgência e não conseguir contato com a Celesc, pode procurar a Defesa Civil municipal. 

A situação deve se normalizar em Criciúma e região somente no sábado, 4. "Ainda não contabilizamos nada, praticamente estamos correndo atrás da máquina. Se o vento parasse agora, a gente iria até sexta-feira para recuperar tudo", ressaltou. O atendimento é feito por ordem de prioridade. Começa nas linhas de transmissão, depois subestações, alimentadores tronco, ramais e por último as questões pontuais. 

Na região, sete redes de distribuição e três linhas de transmissão da classe de 69.000V estão fora de operação. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito