“Foi uma surpresa muito positiva no meu modo de ver.” A declaração é do bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, ao comentar a escolha do novo Papa, Leão XIV, anunciada nesta quinta-feira (8). Em entrevista ao programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior, Dom Jacinto revelou que esperava a escolha de um pontífice italiano, mas destacou que a condução da Igreja está sob inspiração divina. “O Espírito Santo sopra onde quer, e a escolha nos mostra que Deus inspira a pessoa que o mundo precisa neste momento”, afirmou.
O novo Papa, que sucede Francisco, é de origem americana e tem trajetória missionária no Peru. Segundo Dom Jacinto, a escolha do nome Leão XIV remete diretamente a Leão XIII, pontífice do final do século XIX que enfrentou um período de forte convulsão social e política. “Foi um tempo em que o mundo se preparava para guerras. Agora, novamente, vemos um mundo dividido, polarizado, com países se armando. A escolha do nome mostra que ele sabe exatamente o momento que vivemos”, avaliou.
O discurso inicial de Leão XIV também chamou a atenção do bispo pela ênfase em temas como unidade dentro da Igreja, acolhimento aos migrantes e promoção da paz. “Ele falou da missão, da questão dos migrantes — que é um grande sofrimento da humanidade — e da paz. Como chefe de Estado, tem condições de dialogar com governos pelo mundo. E também falou de unidade dentro da própria Igreja, que precisa evitar extremismos e trabalhar pela reconciliação”, destacou Dom Jacinto.
Para o bispo, Leão XIV segue a linha do Papa Francisco e indica a continuidade de temas fundamentais. “Ele vem com o mesmo espírito. E o mundo precisa disso: de alguém que promova esperança, conciliação e paz”, concluiu.
Leão XIV é o 267º Papa da Igreja Católica e assume o pontificado em um cenário global de desafios geopolíticos, humanitários e eclesiais.
Ouça na íntegra a entrevista com Dom Jacinto: