Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fisioterapia: uma aliada no tratamento da Covid-19

Profissionais do Hospital São José estão na linha de frente no combate à pandemia do Coronavírus
Por Redação Criciúma, SC, 27/05/2020 - 10:36 Atualizado em 27/05/2020 - 11:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pandemia da Covid-19, colocou em evidência o trabalho desenvolvido por diversos profissionais na área da saúde. Mesmo que antes os atendimentos realizados por eles já fossem fundamentais nas instituições, alguns deles ganharam ainda mais visibilidade por estarem diretamente ligados à recuperação e ao tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença. É o caso dos profissionais do setor de fisioterapia do Hospital São José.

“A fisioterapia constitui papel fundamental, juntamente com a equipe multidisciplinar, no tratamento dos positivados para Covid-19, principalmente em aspectos respiratórios e motores dos pacientes. Os pacientes com este diagnóstico apresentam distúrbios respiratórios, e, grande parte deles, sofre dificuldades para conseguir respirar. Neste caso, o fisioterapeuta é essencial para tratamento destes problemas”, garante a coordenadora do setor de fisioterapia do HSJosé, Joice de Abreu Brandolfi (Crefito 251145/F).

Segundo a profissional, por meio dos exercícios fisioterapêuticos e reabilitação cardiopulmonar, é possível amenizar o desconforto e fornecer melhores condições respiratórias ao paciente, além de auxiliar na prevenção contra complicações motoras.

Inserção da fisioterapia no tratamento da Covid-19

No tratamento contra o Coronavírus, a fisioterapia é inserida até mesmo antes do diagnóstico positivo. “Os pacientes com distúrbios respiratórios possuem indicação para realização de fisioterapia, nestes casos, nós iniciamos a conduta antes mesmo do paciente receber o diagnóstico, pois ele já precisa melhorar sua capacidade cardiorrespiratória. Muitas vezes o trabalho intenso fisioterapêutico alinhado ao da equipe multidisciplinar, pode evitar medidas invasivas como a ventilação mecânica, em casos sintomáticos leves ou moderados”, explica Joice.

O profissional acompanha os exames dos pacientes e, a partir da avaliação fisioterapêutica, estabelece um plano terapêutico para tratamento cinético-funcional, levando em conta sinais, sintomas, exames e avaliação. “Além de atuar durante todo o processo de internação hospitalar do paciente, a fisioterapia também pode se fazer necessária após a alta, uma vez que pacientes críticos, em muitos casos, ainda necessitarão de cuidados do profissional, tendo em vista a importante redução das capacidades pulmonares que comprometem a qualidade de vida das pessoas com a Covid-19”, enaltece a fisioterapeuta.

Exercícios realizados em ambiente hospitalar

Durante a internação hospitalar, os exercícios de fisioterapia são realizados até mais de uma vez ao dia, de acordo com o quadro funcional e a necessidade do paciente. “As condutas são definidas em alinhamento com a equipe multidisciplinar. O profissional de fisioterapia auxilia desde a assistência ao paciente grave (intubação, ventilação mecânica e mudanças de decúbito) até condutas de terapia para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória”, explica Joice.

Para a fisioterapeuta do HSJosé, estar na linha de frente durante esta pandemia só reforça a importância do profissional. “É gratificante saber que podemos auxiliar no processo de tratamento destes pacientes. Quem escolhe trabalhar com saúde está em defesa da vida e a fisioterapia atua de forma importante e objetiva para a qualidade de vida destes pacientes”, aponta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito