Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Física de Graça é oportunidade para aprender de um modo criativo

Professor Leandro Neckel dá dicas de como superar problemas e difunde o conhecimento
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 27/08/2017 - 13:41
(foto: Amanda Farias)
(foto: Amanda Farias)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O professor de Física Leandro Neckel é o criador do Física de Graça, ideia que surgiu em suas aulas. O site conta com vídeos e fórum para discussões, onde Neckel responde dúvidas, de alunos ou não.

“Surgiu sem muita pretensão. Eu dou aula em uma mesa digitalizadora, que os designers utilizam para desenhos. Além dos vídeos para o site, levo ela para a sala de aula e os alunos gostam”, explicou.

O projeto surgiu há três anos, o professor acredita que a técnica faz com que os alunos prestem atenção nas aulas, o que não acontece quando copiam do quadro. Os vídeos possuem duração entre cinco e 15 minutos.

“A ideia foi crescendo e imagino que com grande conteúdo posso complementar minhas aulas e também a de outros professores. Mas sempre sem cobrar”, disse.

Neckel atua como professor de Física Teórica para os cursos de Engenharia da Unesc. É coordenador das disciplinas de física do programa de nivelamento do Núcleo Básico na universidade e também produtor de cerveja nas horas vagas.

“Física não é difícil, mas muitas vezes os professores dão exemplos errados e com isso os alunos não entendem física. Não gosto de macetes, eles viciam. Isso não é física”.

Ainda não existem motores para veículos com a capacidade de serem movidos a água. Mas com a separação de moléculas pode ser gerado combustível, proporcionando energia. 

“A matemática é uma ferramenta, e a física utiliza essa matemática para ferramenta. Assim como o serrote está para o marceneiro”

O universo
A lua gira em torno da Terra, que gira em torno do Sol, e o ciclo não para por aí. O astro que ilumina o planeta também segue este caminho.

“O Sol está girando em torno de uma estrela de massa maior no centro de nossa galáxia”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito