Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Final de semana de muitos incêndios na região

Diante disso, elencamos alguns pontos importantes para manter a manutenção elétrica da sua residência ou comércio em dia.
Por Enio Biz Criciúma, SC, 20/03/2022 - 14:55 Atualizado em 20/03/2022 - 15:25
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O final de semana foi marcado por ocorrências de incêndio em residências e estabelecimentos comerciais na região sul de Santa Catarina. Em Içara, parte de uma edícula foi atingida pelo fogo no início da tarde deste sábado (19), por volta das 13h30m, na Rua Amauri Gomes Schomoeller, no bairro Aurora. As chamas atingiram mobília, aberturas, forro e madeira do telhado. O incêndio foi controlado por populares.

Foto: Divulgação

Ainda neste sábado, uma fritadeira elétrica provocou um incêndio em um estabelecimento comercial, em Maracajá. Já em Araranguá, um comércio de cerca de 2.500 metros quadrados pegou fogo. No bairro Demboski, em Criciuma, uma estufa de secagem de porongo também foi tomado pelas chamas. Cerca de 15 mil porongos, que estavam dentro e fora do local, foram perdidos. Em Forquilhinha, no bairro Santa Clara, o fogo atingiu parte de uma edícula e eletrodomésticos.

Importância da manutenção elétrica

Sabemos que quando se trata de eletricidade, todo cuidado é pouco. Instalações e fiações muito antigas podem trazer sérios riscos à segurança de todos os moradores da residência. Contudo, nem todos dão a devida atenção para esse fato. Entenda de uma vez por todas a importância de manter a manutenção elétrica de sua casa em dia.

Como saber se já está na hora de contratar um eletricista?

Bom, os sinais de perigo podem se apresentar de diversas formas. Aumento no valor da conta de luz, cheiros de queimado, aparelhos danificados, fios desencapados, picos de energia frequentes, entre outros.

Portanto, fique atento ao perceber esses tipos de ameaça. Os fios de sua casa podem estar desgastados e você realizando manutenção elétrica estará evitando que a situação se agrave.

O ideal é tomar medidas preventivas antes de esperar o problema acontecer. Porém, especialistas da área aconselham que você solicite a renovação da rede elétrica a cada 10 anos (no mínimo).

Quais são os principais perigos gerados pela falta de manutenção elétrica?

Curtos-circuitos, choques elétricos, incêndios e etc… A lista é grande. Vale ressaltar que a falta de manutenção elétrica, além de ser prejudicial a você e sua família, também pode comprometer o funcionamento de seus eletrodomésticos.

Sendo assim, não pense duas vezes antes de garantir a proteção de todos e cuidar regularmente de suas instalações. Os fios de sua casa podem estar desgastados e esse “pequeno” deslize pode resultar em um incidente fatal.

Que cuidados devo ter com a manutenção elétrica de minha casa?

Primeiramente, não pense em economizar fazendo você mesmo, o serviço não é tão simples como parece. Agir por conta própria sendo que não possui preparo para essa ação, pode piorar a situação e aumentar os danos.

É primordial que você siga as recomendações do eletricista. Lembre-se que ele tem conhecimento necessário para dizer a você os cuidados que deve ter. Entre os erros mais comuns estão as gambiarras, emenda de fios, aparelhos com potência inadequada, uso de vários benjamins e sobrecargas no geral.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito