Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fim da linha Ásia traz incertezas ao setor

Ligação do Sul de Santa Catarina com os países asiáticos iniciou em 2017 e foi realocada para o Rio Grande do Sul
Por Francieli Oliveira Imbituba, SC, 10/04/2019 - 11:30
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 2017 veio a confirmação de uma linha entre o Porto de Imbituba e a Ásia. O primeiro navio a atracar no Sul do estado foi comemorado e recebido de forma especial. Iniciava uma nova era com grande expectativa para toda a região. Passado um pouco mais de um ano, a notícia é diferente e a linha deixou de existir.

O fato preocupa empresários da região, especialmente, aqueles que utilizavam da linha. O assunto já está sendo debatido entre as lideranças empresariais e políticas da região. Uma reunião chegou a ser reivindicada junto à SCPar, mas foi cancelada. O diretor da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Édio Castanhel, entende que o cancelamento da linha é uma perda para a região. “Muitas empresas daqui usavam essa linha tanto para exportação como para importação e agora a distância até um porto aumenta”, ratifica Castanhel. “Foi uma conquista e agora uma decepção”, acrescenta o diretor.

O vereador Aldinei Potelecki (PRB) também alertou para o assunto, ontem, na sessão do Legislativo, em momento que se discutiam as dificuldades de Criciúma atrair grandes indústrias. Para ele, é preciso atenção ao fim da Linha Ásia, que trará prejuízos ao Sul do estado.

Entre as principais cargas exportadas pela Linha Ásia estavam carne de frango, polietileno e o coque. Na importação, destaque para o ferro fundido e o polipropileno.
Anunciada em 23 de junho de 2017, a linha foi considerada uma conquista da comunidade portuária de Imbituba, que vinha trabalhando em conjunto há aproximadamente dois anos para atrair a escala. 

A escala é semanal e conta com 13 embarcações porta-contêineres e atravessa 19 portos entre a América do Sul e a Ásia. O tempo médio de trânsito até a Coreia do Sul, destino final da rota, é de 45 dias. O primeiro navio chegou em Imbituba no dia 5 de setembro de 2017 e, desde janeiro deste ano, seu destino é Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Busca de novas linhas

O diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, coloca que a alternância de linhas de um para outro porto é inerente à atividade portuária. “Armadores e afretadores são quem determinam de onde saem e chegam suas embarcações e mercadorias”, relata.

O trabalho neste momento se concentra em buscar novas linhas para o porto do Sul catarinense. Esse trabalho também é desenvolvido pela empresa responsável por operar os contêineres. “Ter a linha da Ásia retornando para o Porto de Rio Grande não foi uma notícia que nos agradou, nem tão pouco uma que nos tirou o sono. Estamos trabalhando firme para conquistar novas linhas de longo curso e cabotagem. Estamos crentes de que o Porto de Imbituba tem enorme potencial e vamos explorar esse potencial ao máximo, dentro da legalidade”, reafirma.

Porto apresenta bons números no trimestre

Mesmo com o fim da Linha Ásia, a direção do Porto de Imbituba comemora os números do primeiro trimestre deste ano. O impacto real deve ser mais bem avaliado no fim do ano com o balanço geral.

No mês de março foram movimentadas 592.600 toneladas, registrando o maior volume mensal da história. A marca, divulgada pela SCPar Porto de Imbituba, mostra ainda um crescimento de 28% em relação a março de 2018 e de 20,5% no acumulado do primeiro trimestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano anterior. Nos três primeiros meses do ano passaram pelo Porto 63 navios e mais de 1,3 milhão de toneladas.

As principais cargas movimentadas em Imbituba foram os contêineres, a importação de coque de petróleo e do sal e a exportação de milho e de soja. A exportação cresceu 46% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2018. Já as importações avançaram 37,4%. A cabotagem, navegação na costa brasileira, teve alta de 16,6%.

Segundo a administração do Porto de Imbituba, a expectativa é que em 2019 passem pelo complexo portuário mais de 5,4 milhões de toneladas em cargas gerais, granéis e conteinerizadas. Se concretizar, será mais recorde, visto que o melhor resultado anual de Imbituba é de 5,2 milhões de toneladas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito