Um filhote de baleia-franca foi encontrado morto na manhã deste domingo (30) na Praia da Ibiraquera, Imbituba. O animal havia sido avistado pela equipe do Projeto Farol das Baleias na última sexta-feira (28), nadando sozinho, sem a companhia da mãe.
Desde a primeira aparição, os pesquisadores estavam preocupados, pois a sobrevivência dos filhotes de baleia-franca depende do leite materno nos primeiros meses de vida. Os filhotes geralmente permanecem com a mãe até um ano, recebendo cuidados essenciais para o desenvolvimento.
Segundo o Instituto Australis, o monitoramento realizado não identificou interações entre o filhote e outras baleias adultas, o que aumentou a preocupação sobre o destino do animal. Sem a presença e o cuidado da mãe, as chances de sobrevivência do filhote diminuem drasticamente.
O encalhe ocorreu no Trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), gerido pelo LabZoo/UDESC Laguna. A equipe realizará uma necropsia para identificar a causa do encalhe e da morte do filhote, buscando entender melhor o que aconteceu.
--
Colaboração: Instituto Australis e APA da Baleia Franca