Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Festival de Dança celebra centenário de Criciúma no Teatro Elias Angeloni

Evento reúne 25 grupos e reforça integração entre escola e comunidade

Por Redação Criciúma, 24/11/2025 - 16:15 Atualizado há 3 horas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Festival de Dança “Criciúma: 100 anos em Movimento” vai encantar o público nesta terça-feira (25), às 19 horas, no Teatro Elias Angeloni. A ação é uma iniciativa do Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e em parceria com a Associação Cultural Vidas Esperança.

 A apresentação celebra a arte e a cultura como parte das festividades do centenário do município, promovendo a expressão artística dos estudantes e fortalecendo o vínculo entre escola, família e comunidade.

O festival nasce com o propósito de valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores da rede municipal de ensino, além de integrar produções artísticas de entidades e instituições da cidade. Para o prefeito Vagner Espindola, o evento representa mais do que uma mostra cultural.

“A cultura é um dos pilares que sustenta a identidade da nossa cidade. Celebrar os 100 anos de Criciúma por meio da dança é uma forma sensível e poderosa de unir gerações, fortalecer vínculos e reafirmar o orgulho que temos da nossa história. O objetivo principal é divertir as crianças, suas famílias e toda a comunidade”, destaca.

Ao todo, 25 grupos de diferentes faixas etárias e estilos deverão se apresentar, incluindo coreografias desenvolvidas nas escolas da rede municipal de Criciúma e números preparados por associações e instituições convidadas. O evento não pretende fomentar o caráter competitivo e, sim, priorizar a valorização dos talentos, o desenvolvimento físico e emocional dos participantes e o estímulo à integração social por meio da arte.

Expressão artística em favor da educação

A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, destaca que o Festival também desempenha um papel estratégico na continuidade das ações culturais das escolas. “Esse evento visa inspirar e motivar professores e escolas a ampliarem suas práticas culturais, multiplicando talentos e garantindo que a arte seja uma presença constante no processo educativo. Queremos que essa iniciativa cresça e se fortaleça, consolidando o protagonismo dos estudantes e ampliando o alcance das ações culturais na rede municipal”, completa.

Com entrada gratuita, a noite de apresentações busca atrair novos espectadores, ampliar o acesso da população às ações culturais do município e incentivar o engajamento das escolas nas próximas edições.

O coordenador pedagógico da Associação Cultural Vidas Esperança e um dos organizadores do festival, Elienai Moreira, explica que a entidade é responsável por introduzir a dança a crianças e jovens por meio do projeto Sete Orígenes, que atualmente atende mais de 150 alunos no contraturno escolar, em sete bairros de Criciúma.

“A dança, como linguagem universal, desempenha um papel fundamental no processo pedagógico. Ela promove disciplina, sensibilidade, criatividade, autoestima e consciência corporal, além de estimular o trabalho em equipe e a expressão emocional. O festival é mais do que uma celebração artística — ele pode ser uma porta para novas oportunidades, ampliando horizontes e formando cidadãos mais confiantes e conscientes”, completa.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito